Guia Metodológico
Nesta secção poderá encontrar:
1. Serviço de tutorias
2. Metodologia de Estudo
3. Estado do curso
4. Recursos Didáticos (vídeos externos)
5. Conselhos e Técnicas de Estudo
1) Serviço de tutorias
Ana Nogueira será a sua tutora durante o programa de formação. Pode contactá-la sempre que lhe surjam dúvidas relativas ao curso, quer sejam relativas aos procedimentos ou quer sejam sobre os próprios conteúdos, através do email anogueira@divulgacaodinamica.pt.
2) Metodologia de Estudo
O aluno pode organizar o estudo de acordo com as suas necessidades. Apenas tem de ter em conta o prazo máximo de realização do curso.
O curso é composto pelos seguintes recursos:
Conteúdo teórico
Apresentado em formado PDF, o qual permite o seu download e/ou impressão. Observação: nalguns PDF pode encontrar materiais de autoavaliação, os quais são apenas um reforço de estudo, não tendo que os entregar ao seu tutor.
Exames de Escolha múltipla
Para medir a aquisição de conteúdos teóricos deve realizar um teste por cada tema e o exame final.
Como realizar os testes de escolha múltipla?
Dentro dos diferentes exames do curso poderá encontrar os seguintes tipos de perguntas:
– Perguntas de opinião: são opcionais e, apesar de que não ponderam no exame dos temas, podem significar uma melhoria da nota final do curso.
– Perguntas relacionadas com uma situação prática.
– Perguntas de escolha múltipla (as mais frequentes).
Exemplo de pergunta de escolha múltipla:
Para realizar cada teste/exame apenas tem de clickar no teste correspondente na página inicial do curso para “Tentar resolver o questionário agora”. Então, aparecem todas as perguntas numa mesma página, e terá apenas de escolher a opção que considere correta para cada pergunta. Depois da última pergunta, clicke em “Terminar tentativa” e, depois, em “Enviar tudo e terminar”. Verá a classificação automaticamente no ecrã depois de enviar o exame.
Os testes dos temas podem ter entre 20 a 30 perguntas, dispondo de 3 tentativas para os realizar, das quais apenas contará a nota mais alta. O exame final pode ter entre 30 a 40 perguntas e terá apenas uma tentativa para o realizar.
PARA PODER SUPERAR O CURSO TEM DE APROVAR OS TESTES DE CADA TEMA E O EXAME FINAL DO CURSO COM UMA NOTA MÍNIMA DE 5/10. A NOTA FINAL DO SEU EXPEDIENTE É A NOTA OBTIDA NO EXAME FINAL.
IMPORTANTE: Por motivos de segurança, o tempo máximo que pode estar a realizar um teste/exame é durante 1h30min., a partir desse momento é possível que as respostas que selecione não se possam enviar corretamente e que tenha de realizar um novo exame com perguntas novas.
3) Estado do curso
O aluno pode consultar a correta finalização do curso, dirigindo-se ao bloco “Verifique o estado do curso”, por baixo do “Serviço de Tutorias”. Desta forma, pode verificar graficamente se superou ou não as várias provas de avaliação.
Se, por exemplo, o seu curso só tem 3 provas de avaliação, este bloco terá 3 caixas que podem aparecer nas seguintes cores:
- AZUL: não se tentou realizar o teste.
- ENCARNADO: tentou-se realizar o teste, mas não aprovou.
- VERDE: o teste foi realizado e aprovado com sucesso.
Passando o rato por cima da cor em concreto, vai-lhe aparecer a que atividade se refere.
A percentagem que aparece no ecrã refere-se à percentagem de provas de avaliação que já foram superadas.
Para superar o curso corretamente, todas as caixas devem estar na cor verde e a percentagem de finalização deve ser um 100%
4) Recursos Didáticos (vídeos externos)
Nalguns casos, os PDF teóricos do curso incluem vídeos e/ou áudios externos para oferecer maior dinamismo ao seu estudo e complementar a formação recebida.
É possível que o vídeo esteja na versão original de outro idioma, mas pode ativar as legendas em português seguindo os seguintes passos:
1. Ative a opção de legendas.
2. Clicke em “Configuração” para aceder à opção “Traduzir automaticamente” e escolher “português”.
5) Conselhos e Técnicas de Estudo
Conselhos de tempo de estudo: para poder realizar um bom ritmo de trabalho, recomendamos que siga o calendário de abertura de cada tema. Contudo, se preferir, pode marcar o tempo que desejar para o realizar, sempre e quando entregue as provas de avaliação antes da data de finalização do curso.
Conselhos de Técnicas de estudo:
Uma primeira leitura do tema (leitura rápida), para obter uma ideia geral do tema. Observa-se de forma rápida a organização do material de estudo, os seus capítulos, títulos, subtítulos, gráficos, esquemas e ilustrações. Não se deve realizar uma leitura profunda, mas sim apenas visualizar as generalidades e resolver aquelas perguntas do tipo definição, classificação, elementos… isto é, que se respondem facilmente com o que se proporciona no manual e que não requerem sínteses nem apreciações pessoais.
Depois, uma leitura mais detalhada e compreensiva. Através desta compreensão e aprofundamento dos temas, pode-se completar a realização de perguntas avaliativas com uma visão de conjunto e consegue-se um maior enriquecimento do trabalho do aluno.
Como estratégia de estudo recomendamos:
ANTES DA LEITURA:
Estabelecer o objetivo da leitura: ler para encontrar informação (específica ou geral), ler para atuar (seguir instruções, realizar procedimentos), ler para demonstrar que se compreendeu bem um conteúdo (para atividades de avaliação) e ler compreendendo para aprender.
Utilização de conhecimentos prévios: relaciona-se com o conhecimento anterior do leitor que lhe permita dar sentido e significado ao texto.
Prever e elaborar perguntas: fazer-se perguntas apenas com base no tema ajuda-o a situar-se no mesmo, implicando também a ativação e a utilização dos conhecimentos que já tenha sobre o tema.
DURANTE A LEITURA:
Identificar as partes relevantes do texto: um bom leitor sabe identificar ideias importantes, distinguir a estrutura do texto, assim como os pontos de vista do autor e utilizará a informação e a elaboração de uma análise crítica da mesma. Aplicará estratégias de escolha e construção de significados a partir daquilo que leu.
Estratégias de apoio: sublinhar, fazer apontamentos, voltar a ler (parcial ou totalmente), fazer esquemas e/ou mapas conceituais… são estratégias para apoiar a aprendizagem e o estudo.
Compreensão leitora: resumir (autorrevisão), construção de perguntas (autoavaliação), fazer previsões (ativação do conhecimento prévio), esclarecer (deteção de problemas na compreensão).
DEPOIS DA LEITURA:
É importante, depois de leitura, fazer a identificação da ideia principal e um resumo de cada título.
As vantagens da planificação do tempo em relação ao estudo são muitas.
Destacamos as seguintes:
- Criam um hábito, o que constitui a base para toda a formação futura.
- Potencia a concentração.
- Serve para ser consciente do próprio rendimento e para administrar esforços.
- Permite compaginar o estudo com outras atividades de lazer.
- Ajuda a libertar-se da preocupação ou angústia que implica a acumulação de tarefas pendentes de realizar.
Recorde que é essencial ter um lugar adequado para estudar:
- O lugar de estudo deve estar dotado das condições de iluminação, silêncio, temperatura, ventilação, que favoreçam o estudo. Se tal não é possível, o estudo numa biblioteca ou semelhante, deve ser feito sempre no mesmo local.
- A temperatura deve oscilar entre os 18 e 22 graus centígrados. A distribuição do calor deve ser homogénea e o foco de calor não deve estar próximo da mesa de estudo. O ar da zona de estudo deve ser renovado aproximadamente cada 6 horas. É recomendável a utilização de humificador quando se utiliza aquecimento.
- Os ruídos com sentido (música com letra, conversas…) distraem mais do que os ruídos sem sentido. A música vocal atua como um distrator externo. A música instrumental barroca – Bach, Corelli, Haendel, Telemann, Vivaldi, Albiononi, etc. – de ritmo lento provocam um estado de concentração descontraída. O volume deve ser baixo, até inferior ao da música ambiente.
- A iluminação mais recomendável é a natural. Se é necessária a luz artificial, esta deve estar distribuída de forma homogénea e devem-se evitar os reflexos e os contrastes de luz e sombra.
- A mesa deve ser bastante ampla. Assim evitam-se interrupções para procurar material. A altura ideal da mesa deve estar em relação com a altura da cadeira e do estudante, de forma a que as pernas formem um ângulo reto e os pés apoiem no chão.
- A melhor forma de estudar é sentado numa cadeira, junto a uma mesa proporcional, com as costas retas, as pernas em ângulo reto, os pés no chão, os antebraços em cima da mesa e a cabeça e parte alta das costas ligeiramente inclinadas para a frente. Devem-se evitar atitudes demasiado cómodas.
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