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Curso Universitário de Especialização: Escolas Montessori
Apresentação do Curso:

O Método Montessori é um método pedagógico alternativo, ideado pela educadora italiana Maria Montessori no fim do século XIX, que partiu da observação das crianças na aula. Este método continua a ter uma forte influência na atualidade. É uma pedagogia que se afasta dos métodos educativos tradicionais, na qual, através de aspetos como o respeito pelo ambiente, as atividades sensoriais e a vida prática, se promove a autonomia e a responsabilidade das crianças.

Seguindo a linha de otimização do desenvolvimento infantil (0-6 anos) a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo e especialista em ciências da educação Howard Gardner em 1983, aborda a existência de diferentes capacidades para conhecer e resolver problemas que vão mais além da perspetiva de uma inteligência unitária, o que facilita a implantação de metodologias que fazem que uma escola seja muito mais ativa, motivadora e plural, conseguindo que a aprendizagem seja mais eficaz e satisfatória.Pensado, especialmente, para profissionais de diferentes disciplinas que intervêm com crianças na etapa infantil no âmbito educativo, com o objetivo de otimizar o seu desenvolvimento. Incluem-se entre eles, educadores ou docentes, educadores sociais, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, etc. No entanto, este curso também pode ser realizado por qualquer pessoa interessada na matéria, mesmo sendo não desenvolvendo a sua atividade profissional nos âmbitos indicados.

Programa do Curso:

1. A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UM NOVO MODELO COGNITIVO

1. Definições e teorias sobre a inteligêncis
1.1. Teorias biológicas
1.2. Teorias psicométricas
1.3. Teorias do desenvolvimento
1.4. Teorias cognitivas
2. A proposta de howard gardner: a teoria das inteligências múltiplas
2.1. Critérios para avaliar as inteligências

2. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E EDUCAÇÃO

1. A Teoria de Gardner aplicada à educação: o projeto Spectrum
2. Algumas questões prévias sobre a aplicação educativa das Inteligências Múltiplas
3. Avaliação a partir do modelo das Inteligências Múltiplas
4. Inteligência linguística
4.1. Desenvolvimento evolutivo da inteligência linguística
4.2. Pontos-chave para desenvolver a inteligência linguística

3. ORIENTAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS I

1. Inteligência lógico-matemática
1.1. Desenvolvimento evolutivo da inteligência lógico-matemática
1.2. Pontos-chave para desenvolver a inteligência lógico-matemática
2. Inteligência visuo-espacial
2.1. Desenvolvimento evolutivo da inteligência visuo-espacial
2.2. Aspetos chave para desenvolver a inteligência visuo-espacial
3. Inteligência corporal-cinestésica
3.1. Desenvolvimento evolutivo da inteligência corporal-cinestésica
3.2. Pontos-chave para desenvolver a inteligência cinética-corporal

4. ORIENTAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS II
1. Inteligência musical
1.1. Desenvolvimento evolutivo da inteligência musical
1.2. Pontos-chave para desenvolver a inteligência musical
2. A Inteligência interpessoal e a inteligência intrapessoal: inteligências pessoais
2.1. Desenvolvimento evolutivo das inteligências pessoais
2.2. Pontos-chave para desenvolver as inteligências pessoais
3. Inteligência naturalista
3.1. Desenvolvimento evolutivo da inteligência naturalista
3.2. Pontos-chave para desenvolver a inteligência naturalista

5. O MÉTODO MONTESSORI

1. Conceito de método educativo
1.1. Métodos alternativos-Métodos tradicionais
1.1.1. Método Waldford
1.2.2. Método Reggio Emilia
1.2.3. Pedagogia Pikler- Lóczy
1.1.4. O método Aucouturier
1.1.5. Outros métodos alternativos
2. O método Montessori
2.1. Biografia de Montessori
2.2. Antecedentes e Influências do Método Educativo Montessori
2.3. Princípios do Método Montessori ou da Pedagogia Científica
2.3.1. Princípios pedagógicos
2.3.2. Princípios metodológicos

6. APLICAÇÃO DO MÉTODO MONTESSORI: DE 0 A 3 ANOS

1. O método Montessori
2. Aplicando o método Montessori
2.1. Os planos do desenvolvimento infantil segundo Montessori
2.2. Implicações metodológicas desde o conceito de mente absorvente e períodos sensíveis
3. O período crítico dos três primeiros anos: Mente absorvente inconsciente
3.1. Necessidadese sugestões de atividades e materiais para os bebés de 0 a 36 meses
3.1.1. De 0 a 6 meses
3.1.2. De 6 a 12 meses
3.1.3. De 12 a 24 meses
3.1.4. De 24 a 36 meses
Anexo 1. Objetivos do desenvolvimento de 0 a 3 anos

7. APLICAÇÃO DO MÉTODO MONTESSORI: DE 3 A 6 ANOS

1. O período de desenvolvimento de 3 a 6 anos
1.1. Desenvolvimento psicomotor
1.2. Desenvolvimento cognitivo
1.3. Desenvolvimento da linguagem e da comunicação
1.4. Desenvolvimento social e emocional
2. Etapa Casa das Crianças (3 a 6 anos)
2.1. Área de vida prática
2.2. Área sensorial
2.3. Área de leitura-escrita
2.4. Área de matemática
2.5. Área de cultura

Escolha a opção que melhor
se adapte às suas necessidades:
Curso
individual

Duração: 12 meses
Matrícula: Gratuita
Curso que pode realizar: 1
Tempo mínimo de realização do Curso:
· 30 dias
Pagamento flexível: 12 meses
Desconto por pagamento completo: 40€

Programa de Sócios
Premium

Duração: 12 meses
Matrícula: Gratuita
Curso que pode realizar: Cursos UEMC + Cursos DDF
Tempo mínimo de realização do Curso:
· 3 meses para Cursos Universitários do catálogo UEMC
· 1 mês para Cursos e Mestrados do catálogo DDF
Pagamento flexível: 12 meses
Desconto por pagamento completo: 40€

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