Curso de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

200 horas

Online

Diploma Validado e Certificado

 Recursos Humanos e Empresa

884

Avaliação
4.5/5

Apresentação do Curso:

A gestão de pessoas é uma das áreas do management que maior implicação tem na estratégia e na consecução dos objetivos do negócio. Além do mais, proporciona às empresas um valor acrescentado de competitividade no mercado atual.

A capacidade de uma empresa para implicar as pessoas na missão, valores e metas corporativas, assim como a capacidade de conhecer as fortalezas e fraquezas das pessoas para desenvolver o potencial existente, faz a diferença e gera vantagens competitivas.

O curso que apresentamos pretende oferecer uma formação básica daqueles elementos conceituais, metodológicos e práticos que permitem priorizar o papel estratégico da gestão de recursos humanos nas empresas, passando de uma gestão tradicional dos recursos humanos para uma direção de pessoas que permita potenciar o factor humano das empresas, o qual constitui o verdadeiro pilar fundamental do sucesso das mesmas.

1) OS RECURSOS HUMANOS: NÚCLEO DAS ORGANIZAÇÕES

1. Os recursos humanos e a função dos recursos humanos
1.1. Etapas na função dos recursos humanos
1.2. A gestão dos recursos humanos: funções e objetivos
1.3. A direção soft e hard dos recursos humanos
2. Importância dos recursos humanos nas organizações
3. Gestão estratégica dos recursos humanos. Planificação de RH
4. Modelos de gestão de recursos humanos
4.1. Modelo de Harper e Lynch
4.2. Modelo de Werther e Davis
4.3. Modelo de Zayas
4.4. Modelo de Beer e colaboradores
4.5. Modelo de Chiavenato
4.6. Modelo de Diagnóstico, Projeção e Controlo de Gestão Estratégica (GRH DPC)
4.7. Modelo de gestão por competências
4.7.1. Tipos de competências
4.7.2. O modelo de Martha Alles

2) INTEGRAÇÃO DO TALENTO: SELEÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

1. Seleção de recursos humanos
1.1.Planificação estratégica de recrutamento e seleção. Modelos de seleção de recursos humanos
2. O processo de recrutamento e seleção: descrição geral
2.1. Definição dos requisitos de seleção
2.1.1.Técnicas para a análise dos postos de trabalho
2.2. Criar solicitações
2.3. Pré-seleção de solicitantes
2.4. Seleção, avaliação e toma de decisões
2.4.1. Provas psicotécnicas
2.4.2. Provas profissionais e provas situacionais
2.4.3. Dinâmicas de grupo
2.4.4. A grafologia
2.4.5. Entrevistas de seleção
2.4.6. Requerimento de referências
2.4.7. Toma de decisões
2.4.8. A oferta de contratação
2.5. O acolhimento
2.6. Acompanhamento e incorporação definitiva

3) RETENÇÃO DO TALENTO: MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA

1. Retenção do talento e relações empresa-trabalhador
1.1. Práticas de recursos humanos para retenção do talento
2. A motivação laboral
2.1. Teorias sobre a motivação laboral
2.1.1. Teoria de necessidades de Murray (Investigação de McClelland)
2.1.2. Hierarquia de necessidades de Maslow
2.1.3. Modelo de McGregor. Teoria X e Y
2.1.4. Modelo Hierárquico ERC de Alderfer
2.1.5. Modelo de dois fatores de Herzberg
2.1.6. Teoria de valências e expectativas
2.1.7. Teoria do estabelecimento de metas de Locke
2.1.8. Teoria da equidade de Adams
2.1.9. Teoria do fluxo (Csikszentmihalyi, 1975)
2.1.10. Teoria do condicionamento operante
2.1.11. Teoria da autoeficácia de Bandura
2.2. Práticas de recursos humanos para a motivação laboral: job enrichment e empowerment
3. Liderança
3.1. Teorias da liderança
3.1.1. A liderança como característica da personalidade
3.1.2. A liderança como conduta
3.1.3. A abordagem humanista
3.1.4. A abordagem de contingência
3.1.5. A abordagem transformacional
3.2. A liderança desde a prática dos recursos humanos

4) AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

1. O desempenho e a sua avaliação nas organizações
1.1. Abordagens de avaliação de desempenho
1.2. Agentes avaliadores do desempenho laboral
1.3. Métodos de avaliação de desempenho
1.3.1. Método de escalas gráficas
1.3.2. Método de seleção forçada
1.3.3. Método das frases descritivas
1.3.4. Método de investigação de campo
1.3.5. Método de incidentes críticos
1.3.6. Método de sobreposição de perfis
1.3.7. Método de comparação de pares
1.3.8. Método de estabelecimento de categorias ou classificação direta
1.3.9. Método de distribuição forçosa
1.3.10. Método de autoavaliação
1.3.11. Método de avaliação por resultados
1.3.12. Método de simulações
1.3.13. Método de 360º
1.3.14. Métodos com base em aplicações informáticas: sistemas especializados
2. O sistema de gestão do desempenho
2.1. Planificação previa
2.2. Avaliação: orientação-revisão
2.3. Planificação posterior
3. Habilidades para a avaliação do desempenho
3.1. Registar incidentes críticos
3.2. Realizar entrevistas de avaliação formais
3.3. Dar e receber feedback
3.4. Coaching
3.5. Planificação para a melhoria de um baixo desempenho
3.6. Planificação dos objetivos do período seguinte
3.7. Planificação para o desenvolvimento profissional
3.8. Meta-avaliação e autoavaliação
3.9. Erros ou distorções do avaliador

5) OPORTUNIDADES DE MELHORA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL POSITIVO

1. Prevenção de riscos psicossociais
1.1. Intervenções preventivas e paliativas
2. Psicologia organizacional positiva
2.1. Organizações saudáveis: modelos teóricos
2.1.1. Fatores mais importantes para gerar organizações saudáveis
2.2. A motivação positiva: o engagement e o flow
2.3. O capital psicológico
2.3.1. Autoeficácia
2.3.2. Otimismo
2.3.3. Esperança
2.3.4. Resiliência
2.4. A felicidade

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