WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Vantagens da inserção laboral de pessoas com deficiência

Ao longo do tempo, a inserção profissional das pessoas com deficiência tem várias sofrido transformações. Com o objetivo de conseguir uma plena colocação no mercado laboral, as empresas dispuseram-se a unir o crescimento económico e o aumento dos próprios lucros com a incorporação de pessoas com deficiência nos seus postos de trabalho.

Segundo dados do último estudo do observatório Pessoas com Deficiência em Portugal: Indicadores de Direitos Humanos 2018, em 2017 havia mais de 12 mil pessoas com deficiência inscritas nos centros de emprego. Em Portugal, taxa de desemprego de pessoas com deficiência é de cerca de 24% (cerca de mais 4% acima da média europeia), dados que podem piorar devido à crise provocada pela COVID-19.

As vantagens do trabalho para as pessoas com deficiência

Atualmente, a inclusão profissional das pessoas com deficiência tem uma função social muito importante. Um dos elementos mais determinantes foi a criação de um enquadramento legislativo mais comprometido com a inclusão. Contudo, os estigmas que recaem sobre este coletivo no acesso ao mercado laboral não se desvaneceram tão facilmente como possa parecer ao longo dos últimos anos, apesar do progresso verificado quer a nível quotidiano, quer a nível legislativo. Estes são apenas alguns dos benefícios de ter um trabalho para as pessoas com deficiência.

  • Adquirem uma imagem positiva de si mesmas, uma vez que devem ter uma apresentação adequada no seu posto de trabalho, o que leva a aumentar a autoestima e a perceção da autoimagem, adquirindo uma imagem mais útil sobre si mesmas, sentindo-se reconhecidas socialmente e sentindo-se também parte de um grupo social.
  • Desenvolvimento da autonomia pessoal. Ao realizar atividades pessoais e receber uma remuneração económica pelo que fazem a independência destas pessoas aumenta. Além do mais, melhoram a qualidade das interações sociais, uma vez que não contam com a ajuda nem com a presença de familiares.
  • Melhora a sua expressão verbal. Uma vez que perante situações e vicissitudes próprias do trabalho diário, devem-se desenvolver socialmente no contexto profissional e no âmbito público, a sua expressão melhora com a experiência que lhe proporciona o seu trabalho.
  • Satisfação pessoal e sentido da responsabilidade. Este aspeto é um dos mais importantes, pois as pessoas com deficiência sentem-se bem consigo mesmas e cresce a sua responsabilidade através do próprio hábito da atividade profissional.

A importância da inserção laboral no ambiente de trabalho

A inclusão profissional de pessoas com deficiência tem também uma função social para o resto da equipa de trabalho.

A exclusão das pessoas com deficiência, muitas vezes, está fundamentada em tópicos que ainda circulam entre os profissionais. Contudo, são muitas barreiras que rompem estas pessoas ao chegar a ocupar um posto de trabalho e, consequentemente, as empresas diretamente, e as sociedades indiretamente, enriquem-se consideravelmente através da diversidade. Destacamos as seguintes vantagens da inserção laboral de pessoas com deficiência.

  • Melhor ambiente de trabalho. A inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência melhora o ambiente de trabalho dentro da empresa, o que se deve a que, normalmente são pessoas que têm muita vontade de aprender e que se caracterizam por ser leais, resilientes, comprometidas, amáveis e humildes.
  • Sensibilização nos colegas de trabalho. A oportunidade de trabalhar com pessoas com deficiência impulsa a aceitação da diversidade e diminui a discriminação em relação a este coletivo, através do trabalho lado a lado.
  • Permite contar com trabalhadores eficientes em tarefas específicas. Algumas das pessoas que padecem uma deficiência têm características especiais que lhes permitem adquirir destrezas específicas ou únicas relativamente aos colegas de trabalho.
  • Beneficia a imagem corporativa. A imagem da organização não é apenas afetada positivamente a nível empresarial, mas também se beneficia de forma interna ao aumentar o orgulho de pertencer a uma empresa que respeita, apoia e integra o coletivo formado pelas pessoas com deficiência.

Em consequência, podemos afirmar que a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito profissional e no tecido empresarial de cada território ganhou importância gradual devido aos evidentes benefícios que implica esta inserção de forma bilateral e recíproca, tanto para o coletivo em questão, como para a própria empresa. No entanto, o número de pessoas que formam este grupo é muito elevado e os homens e mulheres afetados por qualquer tipo de deficiência continuam a encontrar-se numa posição relativamente débil ao competir pela maioria dos postos de trabalho. Uma batalha na qual todos nos devemos sentir partícipes.

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo