WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Treino e preparação física são o mesmo?

A capacidade de poder executar uma atividade física radica, em primeiro lugar, no estado prévio do indivíduo e com os atributos que se relacionam com a capacidade para executar a atividade física para, em segundo lugar, aperfeiçoar tal desenvolvimento através da preparação específica.

A preparação física

A preparação física é o desenvolvimento das qualidades físicas través do exercício para obter um estado geral saudável.

As qualidades ou capacidades físicas do ser humano são, entre outras, a resistência, a força, a flexibilidade e a velocidade, estando todas relacionadas entre si e o seu desenvolvimento implica uma melhor preparação física integral.

Desenvolvimento das qualidades físicas

Com o objetivo de conseguir um desenvolvimento das qualidades físicas pode-se:

  • Aumentar os níveis de atividade física, isto é, qualquer atividade que implique um custo energético superior ao gasto metabólico basal.
  • Realizar exercícios físicos, isto é, atividade física estruturada, programada, sistemática e repetitiva com o objetivo de melhoria. A partir deste conceito define-se a preparação como o processo científico e pedagógico de guia para elevar a capacidade física através do exercício físico.
  • Fazer desporto, isto é, praticar uma atividade física regulada, normalmente de carácter competitivo.

A atividade física não se deve confundir com o exercício.

A atividade física abrange o exercício, mas também outras atividades que implicam movimento corporal e que se realizam como parte dos momentos de jogo, do trabalho, de formas de transporte ativas, das tarefas domésticas e de atividades recreativas.

Aumentar o nível de atividade física é uma necessidade social e não apenas individual, uma vez que a inatividade física é o quarto fator de risco no que respeita à mortalidade mundial (6% das mortes registradas em todo o mundo).

O treino

O treino é a preparação física, técnica e psicológica para o desenvolvimento máximo das capacidades do desportista.

Os objetivos do treino variam em função da atividade desportiva que se pratique e da pessoa que receba o treino.

Contrariamente ao treino específico das diferentes disciplinas desportivas, no âmbito da atividade física para a saúde os objetivos básicos do treino coincidem com os da preparação física: melhorar as qualidades físicas e motoras com o objetivo de diminuir o risco de desenvolver problemas de saúde e manter uma base de saúde física positiva.

Objetivos do treino no âmbito da atividade física para a saúde

  • Diminuir o risco de padecer doenças, manter níveis saudáveis de colesterol, tensão arterial, tolerância à glicose, capacidade funcional e stress.
  • Manter uma base de saúde física positiva, manter níveis saudáveis de flexibilidade do tronco, resistência abdominal, flexibilidade, força, resistência muscular, gordura corporal, capacidade funcional e stress.

O êxito de uma correta preparação física

Tendo em conta que não existem “fórmulas mágicas” nem parâmetros inamovíveis em relação às intensidades, volumes ou tipos de treino para alcançar os objetivos propostos, o êxito de uma correta preparação física reside na capacidade de ajustar constantemente a atividade física à pessoa e não ao contrário.

Para que qualquer atividade física seja eficaz e tenha os resultados esperados, deve estar bem programada, adaptada às necessidades de cada pessoa e ser realizada de maneira sistemática.

Esta planificação da atividade física, chamada treino ou preparação, além de garantir a adesão dos utentes e permitir os objetivos pré-estabelecidos, constitui a ferramenta essencial do personal trainer para prevenir riscos e lesões desnecessárias.

Desenhar bem uma planificação do treino significa organizar corretamente as cargas de trabalho e os descansos.

Desta maneira, o organismo tem a capacidade de reação perante o stress gerado com o exercício e pode-se sobrepor, aumentando com isso o seu nível de condição física.

Princípios de treino e preparação física

O conjunto de normas gerais que possibilitam a planificação, controlo e organização do treino são os princípios de treino que, apesar de que tradicionalmente se aplicaram ao alto rendimento, devem ser tidos em conta para definir os objetivos concretos a conseguir com o treino no âmbito da atividade física para a saúde.

Trata-se de princípios procedentes da fisiologia, da bioquímica, da psicologia, da biomecânica… Alguns dos conceitos e teorias básicas que fundamentam os princípios mais gerais referem-se aos mecanismos de adaptação e fadiga.

Apesar de que até ao momento não se definiu uma classificação dos princípios gerais, uma das classificações mais comuns distingue entre princípios biológicos e princípios pedagógicos.

  • Os princípios biológicos são aqueles que afetam aos processos de adaptação orgânica e
  • Os princípios pedagógicos são aqueles que fazem referência mais direta à metodologia utilizada durante o processo de treino.

Especificar as atividades físicas dirigidas à preparação física ou ao treino vai orientar os objetivos que se vão desenvolver na planificação de trabalho. Conhecia esta diferença? Qual é a sua opinião?

También puede interesarte…

No results found

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo