Tipos e caracterísitcas de atividades infantis

Sabias que os três primeiros anos de vida de um bebé são cruciais para um bom desenvolvimento da sua inteligência? Esta fase corresponde ao chamado período crítico. Antes de passarmos aos tipos e caracterísitcas de atividades infantis, importa explicar brevemente o que acontece nesse período.

Nestas idades produz-se no cérebro uma poda neuronal em que se eliminam as conexões neuronais que não são funcionais. Além do mais, o cérebro tem uma maior plasticidade cerebral, isto é, capacidade de criação, reforço e eliminação de conexões sinápticas em função das experiências mais frequentes a que este é submetido, que vai diminuindo progressivamente a partir dos cinco ou 6 anos.

Por este motivo é tão importante estimular o desenvolvimento do cérebro da criança através de atividades que favoreçam as diferentes áreas.

Mas, quais são as diferentes áreas do desenvolvimento infantil e que atividades se podem realizar?

O desenvolvimento infantil identifica como as crianças aumentam as suas capacidades para fazer coisas diferentes e com um aumento progressivo de dificuldade. Estas habilidades que se vão desenvolvendo podem-se dividir em 4 áreas principais:

  1. Desenvolvimento motor: determina a capacidade de movimento e a sua precisão (motricidade fina e grossa).
  2. Desenvolvimento cognitivo: determina como são os processos de pensamento e os comportamentos que os refletem.
  3. Desenvolvimento da linguagem: determina a capacidade comunicativa na sua expressão verbal e na sua compreensão.
  4. Desenvolvimento sócio-afetivo: determina como gerem as suas emoções e as relações interpessoais.

1. DESENVOLVIMENTO MOTOR

Tipos e característticas de atividades infantis 1De 0 a 12 meses

Características:

– É capaz de apanhar pequenos objetos com a mão.

– Antes de cumprir o primeiro ano já pode aguentar a cabeça e gatear.

– Entre os 9 e 12 meses dá os seus primeiros passos.

Atividades:

– Relacionadas com objetos que possa manipular como peluches…

– Motivá-las a levantar a cabeça e a girá-la para os lados.

– Estimulá-las para que se possam pôr em pé e andem.

De 1 a 2 anos

Características

– Dá os seus primeiros passos com ajuda.

– Pouco a pouco caminha sozinha.

– No fim desta etapa pode correr, saltar, subir e descer escadas.

– A motricidade fina e os movimentos manuais tornam-se mais precisos.

Atividades

– Para fomentar o equilíbrio, a autonomia no andar.

– Atividades que lhe permitam a manipulação de pequenos objetos em situações mais precisas.

– Brinquedos de puxar.

De 2 a 4 anos

Características:

– Pode lançar uma bola e saltar ao pé coxinho

– Domínio lateral estabelecido.

Atividades:

– Classificar objetos.

– Dançar.

– Ordens relacionadas com movimentos que devem fazer.

– Quebra-cabeças.

– Desenho.

De 4 a 6 anos

Características:

– Mostra movimentos perfeitos e adquire novas habilidades motoras.

Atividades:

– Melhorar a precisão e o equilíbrio.

– Exercícios para coordenar os seus movimentos.

2. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Tipos e característticas de atividades infantis 2De 0 a 12 meses

 Características:

– Reage aos estímulos que lhe sejam agradáveis.

– Mostra emoções de zanga, irritação, felicidade e alegria.

Atividades:

– Jogos como o cucu.

– Introduzir figuras geométricas em cubos.

– Esconder objetos para que os encontre.

De 1 a 2 anos

Características:

– É capaz de relacionar a história que ouve com as ilustrações das histórias infantis.

Atividades:

– Imitar vozes ou personagens para reproduzir com ela atividades da vida diária.

De 2 a 4 anos

Características:

– É capaz de compreender conceitos mais complicados.

– A sua memória consolida-se.

Atividades:

– Encontrar pares.

– Identificar objetos segundo a categoria indicada.

– Relacionadas com a observação e a atenção seletiva.

De 4 a 6 anos

Características:

– As suas ideias baseiam-se na realidade e já não a confunde com as suas fantasias.

Atividades:

– Exercícios que desenvolvam a orientação espacial, seguimento de instruções.

3. Desenvolvimento da Linguagem

Tipos e característticas de atividades infantis 3

De 0 a 12 meses

Características:

– O seu meio principal é o choro.

– Aprende o “sorriso social”.

– À volta dos 7 meses começa a balbuciar as sílabas soltas, como “pa” ou “ma”.

Atividades:

– Chamá-lo pelo seu nome.

– Falar-lhe muito e com uma linguagem que entenda.

– Falar-lhe e gesticular para que identifique a palavra com a ação.

De 1 a 2 anos

Características:

– Tem um vocabulário formado por umas 50 palavras.

– Pode responder com um “sim” ou “não”.

– Começa no desenvolvimento da sua expressão verbal e pensamento simbólico.

Atividades:

– Dizer os nomes das partes do corpo, os objetos…

De 2 a 4 anos

Características:

– Tem uma linguagem com cerca de 1000 palavras.

– Constrói frases.

– Melhor comunicação.

Atividades:

– Ensinar-lhe canções.

– Ler histórias infantis e falar como o que se leu.

– Atividades para classificar objetos.

– Incentivar que a criança fale e conte os seus sentimentos e emoções.

De 4 a 6 anos

Características:

– Expressa com clareza o que quere e o que pensa.

– Constrói gramaticamente as frases de forma correta.

Atividades:

– Motivá-la a que conte o que fez durante o dia.

– Pedir-lhe que resuma filmes ou contos que viu ou leu recentemente.

4. DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AFETIVO

Tipos e característticas de atividades infantis 4De 0 a 12 meses

Características:

– Relaciona-se ativamente com quem a rodeia.

Atividades:

– Com um espelho para que se reconheça a si mesma.

-Facilitar-lhe objetos de diferentes texturas.

De 1 a 2 anos

Características:

– Expressa sentimentos mais complexos como a vergonha, o orgulho e os ciúmes.

– Aparecem as primeiras raivas ao não controlar/ entender as emoções.

Atividades:

– Contar histórias e canções que impliquem contacto físico-afetivo.

– Animá-la a brincar com outras crianças no parque ou no jardim escola.

De 2 a 4 anos

Características:

– É mais independente e aprecia a sua autonomia.

– Não tem pleno domínio das suas emoções apesar de que se comunica melhor.

– Defende a sua independência.

Atividades:

– Rotinas básicas de comportamentos sociais.

– Fomentam o autoconhecimento.

– Melhorem o autocontrolo.

De 4 a 6 anos

Características:

– Os seus sentimentos são mais duradoiros.

– É consciente das suas emoções e é capaz de expressá-las ou ocultá-las.

– Aparece a empatia.

Atividades:

– Jogar em equipa.

– Fomentar a relação afetiva entre colegas.

– Trabalhar a empatia reconhecendo sentimentos e emoções alheias.

Desta forma, conhecendo as características do desenvolvimento infantil, assim como o tipo de atividades que se podem realizar, é possível intervir favorecendo o desenvolvimento integral e apostando por uma educação globalizadora.