WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Tipos de Indústrias Culturais

O que são as indústrias culturais?

O termo “Indústria cultural” refere-se àquelas indústrias que criam, produzem e comercializam conteúdos criativos de natureza cultural. Estes conteúdos, normalmente protegidos por copyright e que podem ser reproduzidos à escala industrial, podem adotar a forma de um bem ou o serviço, sendo a sua marca identificadora a comercialização de uma criação ou obra culturalmente significativa.

Assim, uma indústria considera-se cultural quando se centra em produzir um bem ou serviço cultural com um fim comercial. Exemplos de indústrias culturais são a indústria discográfica, cinematográfica, editoriais, companhias de teatro… em que os bens ou serviços culturais que produzem são considerados principalmente com um critério industrial e comercial.

Indústria cultural e indústria criativa são a mesma coisa?

Apesar de que por vezes se argumenta que a indústria cultural é uma especialização da indústria criativa, muitas vezes utilizam-se estes termos como sinónimos.

Em sentido estrito, a indústria criativa abrange um conjunto mais amplo de atividades que inclui tanto as indústrias culturais como aquelas que dependem mais de produções de carácter artístico ou criativo, como a arquitetura ou a publicidade, os limites entre ambas são muito difíceis de precisar. Por exemplo, trabalhos de designers gráficos aplicados ao marketing publicitário que, em princípio, não se podem considerar cultura e que, contudo, são considerados obras artísticas e exibidas como tal ou, trabalhadores culturais, como os diretores de cinema que fazem trabalhos comerciais ou como os criativos em agências de publicidade, o termo a utilizar é indústria cultural.

As principais características das indústrias culturais são:

✔ Inclusão de um componente de criatividade como atividade central e que posteriormente é comercializado.

✔ Bens, serviços e atividades relacionados com os direitos de propriedade ou autoria.

✔ Atividades principalmente de natureza económica (criação de riqueza e emprego) e, também, de natureza cultual (criação de valores, sentido e identidades).

✔ Inter-relação entre setores e desenvolvimento principalmente associado aos meios de comunicação massivos.

Tipologia das indústrias culturais

Atendendo a um conceito amplio e incluindo todos os setores económicos que baseiam a sua atividade em produtos relacionados com a criatividade, a arte ou a cultura de forma “industrial”, as indústrias culturais não se limitam aos produtores de conteúdos, elas abrangem também todas as atividades relacionadas que contribuem à realização e difusão dos produtos culturais e criativos, isto é, reprodução e duplicação; suporte técnico e equipamento de apoio; promoção, difusão, circulação, venda e distribuição; conservação; comunicação, informação e formação.

Além do mais, também se incluem aquelas indústrias que utilizam o talento criativo com propósitos comerciais como a publicidade, a arquitetura, artes e antiguidades, artesanato desenho, moda… uma proposta de classificação atende a três critérios:

  • Se se trata de sectores tradicionais das indústrias culturais
  • Se implicam um processo produtivo dirigido ao “consumo cultural”
  • Se se trata de um sector procedente das novas tecnologias aplicadas às indústrias culturais.

Há que ter em conta que:

A inter-relação de sectores dificulta em grande medida qualquer classificação, existindo para cada uma destas possíveis tipologias indústrias que, apesar de que inicialmente pertençam a um sector, também podem ser relacionados com outros,por exemplo, o caso dos concertos e atuações que pertencem primariamente ao sector das artes visuais e cénicas e, secundariamente, se relacionam com o sector fonográfico.

Atualmente, todas as tipologias se beneficiam da inclusão das novas tecnologias nos processos de criação, produção e difusão. Obviamente, nalgumas disciplinas como a música ou as artes visuais, a relevância das novas tecnologias é indiscutível, mas também em negócios mais associados às artes manuais, as mesmas têm vindo a ganhar terreno e importância.

 

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo