WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?
O Método Montessori

O que é o Método Montessori e como o podemos aplicar

Existem muitos e diferentes métodos educativos, cada um deles associados a uma teoria de aprendizagem determinada.

Atualmente, o método Montessori é um dos métodos alternativos de ensino mais reconhecidos. Ao contrário de outros métodos, não se fundamenta em teorias, mas sim em observações sistemáticas realizadas por Maria Montessori. Montessori criou um método de ensino que aplicou em crianças com deficiência mental, observando-se que as crianças a quem aplicou o seu método responderam muito positivamente.

Depois daquela experiência compreendeu que o seu método poderia ser utilizado com as crianças sem deficiência, inaugurando a sua primeira escola: a Casa das Crianças, que se fundamentava numa metodologia caracterizada pelos conceitos de mente absorvente e períodos sensíveis.

Características principais do Método Montessori:

  • Respeito pelo ritmo individual de cada criança
  • Liberdade de escolha (tanto da atividade a escolher como da duração)
  • Liberdade de movimento
  • Aprendizagem através da experiência
  • Autocorreção
  • Fomento da autonomia e da independência tanto física como psíquica
  • Preparação do adulto e do ambiente

Mente absorvente e períodos sensíveis

Segundo Montessori, desde o momento do nascimento até aos seis anos, a criança tem uma enorme capacidade de aprender e assimilar o mundo que a rodeia sem esforço consciente, é o que de chama “mente absorvente”. Enquanto os adultos adquirem conhecimentos através da inteligência, a criança “absorve”, como se fosse uma esponja.

Do mesmo modo, Maria Montessori descobriu que as crianças passam por fases, que denominava “períodos sensíveis”, em que as coisas que as rodeiam despertam interesse e curiosidade. Contudo, os períodos sensíveis são etapas transitórias. Uma vez que a criança domina as habilidades ou o conceito, o período sensível desaparece, pelo que se a criança não está exposta a uma experiência correta e estimulação no momento correto, a oportunidade de aprendizagem passará.

Como pais ou educadores, há que incentivar estes períodos sensíveis, através de um ambiente preparado para que se desenvolvam aquelas destrezas concretas de cada período.

Neste método, o ambiente está constituído por dois fatores fundamentais: o entorno ou contexto e o material que utiliza. Ambos devem estar organizados cuidadosamente para fomentar a auto-aprendizagem.

O desenho do ambiente baseia-se nos princípios de simplicidade, beleza e ordem, sendo espaços luminosos e cálidos que, por exemplo, incluem plantas, música, arte…

Outra das características do ambiente Montessori é a sua adaptação à criança. Assim, uma das primeiras considerações a ter em conta é que as crianças, devido à sua altura, se deparam com muitos obstáculos que se devem tentar eliminar utilizando móveis e utensílios adaptados ao seu tamanho, por exemplo, facilitando-lhes o acesso à água para poder lavar a cara, colocando os seus livros, brinquedos e materiais à sua altura

Um recurso a ter em conta é a torre de aprendizagem Montessori, um elemento para ajudar a desenvolver a independência da criança em casa.

Recomenda-se a partir dos 18 meses, aproximadamente, e permite subir e descer com segurança – depois de ter sido corretamente apresentada – para que as crianças possam chegar às alturas às quais de forma natural não podem, podendo realizar atividades como, cozinhar em família ou higiene pessoal.

Além do entorno, o ambiente preparado baseia-se no material didático que Maria Montessori desenhou dentro de um contexto experimental para que a criança se possa aproximar mais facilmente ao conhecimento. Isto é, o material desenhado por Montessori funciona como um dinamizador do processo ensino-aprendizagem. O material didático originário de Montessori só é viável para a idade pré-escolar, para outras idades usa-se o material de inspiração Montessori.

Por exemplo, um brinquedo atemporal é a bola de inspiração Montessori, também chamada puzzle ball Montessori, feita de tecidos e com fendas que permitem que o bebé a possa segurar com as suas mãos, tendo um guizo na parte central. Esta bola está desenhada especificamente para estimular e desenvolver a coordenação motora e visual do bebé desde o nascimento até aos 2-3- anos, ajudando-o na sua aprendizagem em função das necessidades em cada etapa.

Durante os primeiros meses utiliza-se como móbil, pendurando-a para que o bebé a sacuda com as suas mãos ou pés, estimulando-se os primeiros movimentos grossos. Na etapa do gatinhar, estimula-se a necessidade de movimento já que a sua forma característica permite tanto o agarre como que não rode mais do que um metro, o que faz com que o bebé não se frustre e adquira segurança em si mesmo.

O que pensa do Método Montessori? Estaria disposto a aplicá-lo em casa? Partilhe o seu comentário aqui!

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo