Os melhores jogos para estimular a memória em idosos

O envelhecimento do cérebro vai-se notando à medida que a idade avança e começa a aparecer o desgaste a nível físico e neurológico, chegando a apresentar necessidades específicas. Contudo, a idade não é a única responsável pelo nosso deterioro, também certas patologias ou certos hábitos de vida inapropriados podem chegar a danificar o nosso funcionamento cognitivo.

Quando falamos de estimulação cognitiva, referimo-nos ao conjunto de exercícios e atividades dirigidas a melhorar e/ou manter as capacidades mentais de uma pessoa ao longo do tempo. Atualmente há uma grande variedade de atividades para “treinar” o nosso cérebro, que vão desde os tradicionais cadernos de exercícios até aos jogos de treino cerebral mais inovadores.

Jogos para manter uma boa memória

A memória, isto é, a acumulação de conhecimento e o processamento das habilidades que nos permitem responder da maneira mais eficaz possível a qualquer tipo de exigências, incluindo as mais quotidianas, é uma das capacidades cognitivas que mais cedo  começa a perder as suas funções básicas.

Uma correta estimulação da memória pode-se levar a cabo de forma mais global ou exercitando uma capacidade em concreto. No entanto, cada exercício dirigido a este objetivo treina, normalmente, mais de uma capacidade, tal como uma capacidade pode ser trabalhada com diferentes exercícios. Assim, para compensar o deterioro da memória, é importante manter a mente ativa e realizar exercícios para que as células nervosas criem mais conexões entre elas. Apresentamos aqui os 6 mais recomendados.

Jogos de mesa

 

Não são apenas um entretenimento muito comum em quase todas as casas, são também uma boa ferramenta para melhorar a memória. Jogos como o xadrez, o sudoku, um puzzle ou qualquer tipo de jogo de cartas são boas ferramentas para memorizar e planificar jogadas e também para se concentrar e se enfrentar a esse tipo de desafios.

Jogos con palavras

São de grande ajuda, dado que um dos fatores que mais se deteriora com a idade – e que acompanha os problemas de memória – é a linguagem, chave para um bom funcionamento cerebral. Existem vários jogos como as palavras encadeadas, que requerem pôr em funcionamento as capacidades intelectuais das pessoas e são muito úteis neste sentido.

O tradicional “I Spy” (Vejo, Vejo)

Constitui um dos jogos de memória para idosos que se utiliza com mais frequência e mais completo, pois serve para estimular a memória relacionando-a diretamente com a utilização da linguagem. Ao mesmo tempo, também se estimulam a concentração e a atenção ao procurar o objeto.

Jogo dos pares

Este jogo tradicional requer uma grande habilidade mental e faz trabalhar as capacidades intelectuais. Desenvolve-se a memória pra recordar onde estavam as imagens com o objetivo de encontrar o seu par. É um jogo com o qual se pode divertir e ajudar o cérebro dos mais velhos a manter a forma.

Encontrar as diferenças

Pode-se pensar que é um jogo demasiado básico, com o único objetivo de encontrar as diferenças entre duas imagens, mas exige uma grande capacidade mental. Há que ter em conta o tamanho das imagens, dado que alguns idosos podem ter dificuldades de visão. É possível encontrar uma enorme quantidade deste tipo de jogos na Internet.

Fazer um diário autobiográfico

Apesar de que esta atividade nos é inculcada desde crianças, a realidade é que a escrita quotidiana num diário melhora claramente a memória entre as pessoas mais velhas. Assim, escrever alguma história regularmente ou aquilo que aconteceu ao longo do dia, ajuda a trabalhar a memória devido ao esforço utilizado para recuperar factos do passado.

A nível geral, é possível afirmar que, apesar de que muitas pessoas pensam que estes exercícios de estimulação cognitiva não são necessários para as pessoas mais velhas, a realidade é que exercitar a memória para evitar o seu deterioro é um trabalho muito importante, o qual se deve fazer diariamente. Deste modo e, independentemente da idade, mas obviamente com especial destaque no caso de idosos, a estimulação cognitiva é muito recomendada para melhorar e potenciar as suas capacidades e funções.