WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Os Melhores Jogos para Crianças adaptados à COVID-19

O regresso às aulas este ano foi mais complicado do que o normal. Ao longo dos últimos meses, os estabelecimentos de ensino viram-se obrigados a adaptar-se às últimas circunstâncias. Desde o passado mês de Setembro as medidas de segurança impostas pela pandemia tornaram-se evidentes: usar máscara, evitar partilhar objetos, respeitar o distanciamento interpessoal, lavar as mãos constantemente…

O risco de contágio continua a ser uma realidade e os professores têm vindo a trabalhar no sentido que as medidas de segurança sejam cumpridas rigorosamente, especialmente no caso dos mais novos, tendo que insistir diariamente no cumprimento das normas e, em muitos casos, alterar os típicos jogos por outro tipo de atividades.

Neste post propomos cinco jogos com os quais é possível respeitar o distanciamento interpessoal, manter a máscara colocada, e que se podem realizar tanto em espaços interiores como nos espaços exteriores. Além do mais, são jogos em que pode participar toda a turma mesmo tempo ou que se podem realizar perfeitamente por grupos separados para aumentar o seu nível de dificuldade.

5 jogos para crianças adaptados à COVID-19

COVID, máscara ou tesoura

Este jogo faz lembrar o clássico “pedra, papel ou tesoura”, mas nesta versão utilizaremos três tipos de mímica para representar as 3 figuras possíveis. Assim, a COVID ganha à tesoura, porque a pode infetar, a tesoura ganha à máscara porque a pode cortar e a máscara ganha à COVID porque impede o contágio.

Aerodicionário

Nesta curiosa e didática atividade infantil, os participantes colocam-se no seu espaço (definido previamente) e um deles coloca-se à frente dos outros e pensa numa palavra. Depois, tem de representar cada letra da palavra com todo o corpo. Os outros jogadores devem adivinhar a palavra.

Explora

Mantendo o distanciamento interpessoal, os alunos formam um círculo e no centro coloca-se um, que será o explorador e que deve fechar os olhos. Os que formam o círculo movem-se à volta do explorador e este indicará alguém e tem que dizer “por ali”. A pessoa indicada deve realizar o som e a música de um animal e o explorador tem que adivinhar de que animal se trata. Se acerta, trocam de lugar e a pessoa que imitou o animal passa a ser o explorador.

O telefone

Os jogadores colocam-se num círculo amplo e um deles começa uma história dizendo uma frase. O jogador da sua direita deve repeti-la, acrescentando outra frase para continuar a história. Isto repete-se sucessivamente até completar o círculo ou até que um deles não se lembre da frase. Então, este jogador deve dar uma volta ao círculo, andando para trás.

A orquestra

Num espaço amplo, os jogadores colocam-se de forma dispersa. Quando termine a contagem decrescente desde 10, cada jogador deverá simular que toca um instrumento: violino, piano, clarinete… As pessoas que escolheram o instrumento menos numeroso devem saltar 7 vezes tocando o chão e depois elevando as mãos.

Podemos afirmar que o Coronavirus nos ensinou fazer uma constante adaptação em muitos aspetos da nossa vida. Estas adaptações são, sem dúvida, muito complexas no caso das escolas. No entanto, estes jogos fáceis, divertidos e que não requerem a utilização de materiais são perfeitos para poder respeitar todas as medidas com as crianças e que elas se divirtam.

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo