WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Os 6 jogos mais adequados para crianças com PEA

A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) pode causar alguns problemas sociais, emocionais, comportamentais e de comunicação, em muitos casos, significativos.  Apesar de que as pessoas que com esta perturbação não se distinguem das pessoas que não a têm, a perturbação pode-se manifestar através de sinais que refletem dificuldades no comportamento, na interação e na aprendizagem.

Esses sinais costumam-se manifestar na infância precoce e, apesar de durarem toda a vida, podem-se paliar em maior ou menor medida, sendo possível encontrar estratégias diferentes para conseguir os mesmos objetivos que os das pessoas sem PEA. Algumas características que as crianças com PEA apresentam são:

  • Não mostrar demasiado interesse nos objetos. Apesar de que, normalmente, os mais novos mostram interesse por tudo o que há à sua volta, uma criança com PEA não costuma mostrar demasiado interesse, nem costuma olhar para os objetos quando outra pessoa aponta para os mesmos.
  • Preferem estar sozinhas e têm dificuldades para expressar as suas necessidades com palavras ou movimentos.
  • Mostram interesse em relacionar-se com os outros, mas não processam da forma mais habitual a forma como falar, como jogar ou como interagir com os outros. Uma circunstância que implica que tenham dificuldades para se adaptar quando se produzem alterações na sua rotina.
  • Custa-lhes expressar os seus próprios sentimentos e também têm dificuldades em se adaptar para compreender os sentimentos das pessoas à sua volta.

6 brinquedos para crianças com Autismo

As crianças que apresentam perturbações do espetro autista divertem-se muito a brincar, tal como todas as crianças. Além do mais, os brinquedos constituem uma parte essencial dentro do seu desenvolvimento, dado que, através do jogo, aprendem a realizar diferentes movimentos, identificam sons e cores ou começam a relacionar-se com o seu entorno.

Por isso, ao escolher os brinquedos para elas é muito importante que chamem a sua atenção e que também estimulem o seu desenvolvimento. No entanto, o facto de terem dificuldades de comunicação e em envolver-se nas atividades, faz com que os brinquedos tenham de ser muito bem escolhidos no seu caso.

1) Balões das emoções

Consiste num kit de seis balões de cores diferentes com desenhos das diferentes emoções. Este brinquedo ajuda-as a estimular o desenvolvimento da motricidade grossa e a coordenação. Além do mais, contribui a que a criança.

2) Planning de atividades

É um jogo em que as crianças organizam as suas tarefas diárias nos seus horários específicos. Esta atividade ajuda as crianças com autismo a organizar as suas atividades e hábitos quotidianos, em função do momento do dia.

3) Semiesfera de equilíbrio

Este brinquedo é flexível e ajuda a melhorar os passos das crianças. Além do mais, é uma excelente ferramenta para desenvolver as habilidades motoras, dado que permite trabalhar o equilíbrio, a postura, a agilidade e a motricidade.

4) Comidas para cortar

É um jogo composto por diferentes peças de comida cortadas em pedaços e facas de brincar. Além de ser resistente e divertido, é uma forma de estimular a coordenação e a imaginação, assim como a comunicação e a linguagem.

5) Puzzle aplicável

Trata-se de diferentes peças de puzzle que, além do mais, se podem montar segundo a sua forma, cor ou combinando ambas características. É perfeito para estimular a motricidade fina e a coordenação dos mais novos.

6) Contos sobre habilidades sociais

É um jogo para crianças com PEA de uma idade um pouco mais avançada, dirigida a aprender a compreender o seu entorno e as situações quotidianas. Esta atividade é composta por 30 cartões que fazem referência a 6 situações de emergência diferentes e nas quais têm que representar cada história para procurar o desfecho.

FORMAÇÃO RELACIONADA: Curso de Transtornos do Espectro do Autismo

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo