WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

O que é um wedding planner?

A profissão de weddind planner traduz-se literalmente como “organizador de casamentos”. Um wedding planner, é o profissional que planifica, coordena e dirige todos os aspetos do casamento, antes, durante e depois do mesmo.

É um profissional especialista do sector de eventos, cuja função é prestar assessoramento aos noivos para desenhar o seu casamento de forma totalmente personalizada, dirigindo os noivos aos fornecedores apropriados, elaborando um plano de trabalho adaptado ao estilo de casamento escolhido que permita economizar tempo e stress aos noivos, planificando de forma sistemática os preparativos, os elementos e os detalhes a ter em conta para que não existam falhos e para tudo seja perfeito.

A sua função é guiar e ajudar os noivos durantes os preparativos, sem descuidar um só detalhe, ajustando-se ao orçamento, para que os noivos não se tenham que preocupar com nada.

Para o conseguir, é essencial satisfazer e ouvir os protagonistas, com a intenção de descobrir o que querem e quais são os seus desejos e expectativas, de forma a poder propor-lhes as opções mais adequadas.

É necessário formar-se e preparar-se para realizar este trabalho, garantindo que os noivos tenham a segurança de que estão perante um profissional de casamentos e que conhece perfeitamente o mercado.

Porque nasce a figura do wedding planner?

Esta figura nasce nos Estados Unidos na década dos 50. Naquela época a organização de casamentos já implicava um “trabalho” para os noivos o que, junto com a mudança social que significou a incorporação da mulher no mundo laboral – deve-se recordar que naquela época recaía sobre a mulher todo o peso de organização do casamento – fez com que começasse a surgir a necessidade de um profissional que os organizasse.

Desde os Estado Unidos estenderam-se pela América do Sul, posteriormente pelo Reino Unido e, desde o início do séc. XXI começaram-se a introduzir em Portugal e Espanha, uma vez que na última década, os casamentos sofreram uma transformação muito generalizada, entrando em desuso os casamentos tradicionais, dando lugar a eventos especiais, casamentos diferentes, únicos e personalizados para cada casal, o que torna a sua organização muito complexa.

Há anos atrás, a maioria dos casamentos eram celebrados pelo ritual católico, numa igreja/capela, com a posterior receção num restaurante ou salão de hotel situado na própria cidade de residência dos noivos. Quase todos os serviços prestados no casamento eram proporcionados por um único fornecedor, que se ocupava de tudo (espaço, restauração, decoração e centros de mesa, DJ, etc….)

Hoje em dia os casamentos são muito mais complexos e verificou-se um notável aumento de casamentos civis celebrados em espaços diferentes e especiais em vez de nas conservatórias do Registo Civil, o que isto faz com que a organização se complique para os nubentes.

Além do mais, o facto de que cada casal  deseje um casamento  ao seu gosto, personalizado, diferente e original, os serviços contratados não são os básicos que oferece um restaurante, mas sim muito variados e diferentes. Não nos devemos esquecer também que a diversidade cultural com a que convivemos atualmente, existindo casais de diferentes religiões, países, culturas… e em que é cada vez mais frequente a mobilidade no trabalho, os casais tendem a casar-se na sua cidade natal, não na sua cidade de residência ou ao contrario,  o que lhes complica a organização do evento.

Isto faz com que, cada vez mais, os casais que começam a organizar o seu casamento sejam conscientes da necessidade de contratar um profissional adequado para tal função e, longe de se considerar um luxo, contratar um wedding planner está-se a tornar algo comum.

      Funções de um wedding planner

  • Assessorar, acompanhar e guiar antes, durante e depois do casamento.
  • Planear o evento tendo em conta a individualidade de cada casamento, avaliando com os noivos o estilo, localização, decoração, comida, convites, alojamentos de convidados… Paralelamente organizam-se os tempos para controlar imprevistos que possam surgir durante o evento e permitir o desenvolvimento idóneo do que foi previsto.
  • Apresentar opções de fornecedores que se adaptem às características e ao orçamento, assim como negociar com os mesmos condições vantajosas que permitam otimizar o orçamento global.
  • Ouvir e assessorar com os seus conhecimentos profissionais e experiência para minimizar os problemas e os stresses que uma organização deste tipo implica.
  • Controlar e supervisionar todos os preparativos, dirigir e coordenar os fornecedores, pessoal, convidados com papel de destaque… e controlar, durante o casamento, que o funcionamento da mesma corra como programado.

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu

Compartir esto con un amigo