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Nos últimos tempos, o termo personal shopper utiliza-se com muita frequência, sendo uma das profissões mais atuais e ao mesmo tempo com mais projeção de futuro. Cada vez há mais gente interessada em conhecer as novas tendências da moda e vestir à última com o objetivo de transmitir uma boa imagem, cuidada e ideal. No entanto, ainda há muitas pessoas que não conhecem a profissão de personal shopper e que também não sabem realmente quais são as suas funções, dado que constitui uma profissão que nasceu nos anos 90.

O que é um personal shopper

O personal shopper é um profissional especializado em moda e que se dedica a assessorar outras pessoas dentro deste campo. Ao mesmo tempo, é uma profissão que abrange muito mais do que acompanhar o cliente a realizar as suas compras. A pessoa que se dedica a esta profissão caracteriza-se por ser especialista nas últimas tendências e uma das suas várias funções é ajudar o cliente a encontrar o seu próprio estilo, a conhecer-se melhor com o objetivo de potenciar as vantagens que tem a nível de imagem e a dissimular aquelas coisas de que não gosta tanto do seu corpo.

Para um especialista em moda, o assessoramento tem uma importância essencial, pois permite oferecer um serviço único e personalizado aos seus clientes, para os aconselhar sobre que roupa é a mais adequada em função do seu aspeto ou para assistir a determinados eventos.

O serviço que oferece o personal shopper proporciona muitas vantagens aos seus clientes, pois é um trabalho que não tem apenas incidência no assessoramento como tal ou ma realização das diferentes compras, também ajuda a enfrentar as futuras compras da melhor forma possível e com estilo. Deste modo, além do dinheiro que pode poupar sabendo o que comprar e o que não, também há que ter em conta o tempo poupado graças à sua melhor utilização e que se pode dispor para a realização de outras atividades.

Como ser um bom personal shopper?

Para ser um bom personal shopper é necessário ter um alto conhecimento sobre a imagem da pessoa e sobre moda, pelo que, previamente, há que realizar um trabalho de estudo da imagem do cliente, utilizando conhecimentos de colorimetria, morfologia e visagismo com o objetivo de realçar o melhor de cada pessoa e ajudá-la a potenciar a sua imagem.

Das qualidades que um profissional nesta área deve ter destacam a capacidade de observar, apreciar, analisar, propor e assessorar o cliente. Além do mais, deve ter uma grande capacidade comunicativa, já que a relação entre cliente e assessor deve ser próxima para poder conhecer os seus gostos, aspirações e o seu estilo de vida.

Contudo, o desempenho profissional de um personal shopper vai mais além, estas aptidões devem ser acompanhadas de criatividade, imaginação e de memória visual para ter um verdadeiro impacto no cliente, ainda que, o mais importante talvez sejam as habilidades comerciais e habilidades pessoais.

Funções do personal shopper

  • Assessoramento na roupa. É, normalmente, a função principal destes profissionais da moda. Saber identificar o que fica bem e o que não, encontrar os modelos de roupa mais favorecedores e os complementos perfeitos é uma das tarefas mais requeridas. Para o efeito, devem estudar previamente a cor da pele para saber que cores são as que melhor combinam para acertar com a imagem perfeita.
  • Mudança de imagem. Frequentemente, muitas pessoas que contratam estes serviços costumam desejar uma mudança de look radical ou parcial para se renovar, ver-se diferentes ou sentir-se mais cómodas consigo mesmas. Uma vontade que vai associada com frequência a novas etapas, situações profissionais concretas ou com o desejo de querer evoluir de mão dada com a moda atual ou devido a circunstâncias mais atuais.
  • Análise de armário. Consiste em rever o armário do cliente e ver que tipo de roupa contém para, a partir daí, decidir as que se devem e não devem manter e aprender a conjugá-las. Apesar de não ser uma das funções mais comuns dos personal shopper, ao fim ao cabo também se trata de encontrar o estilo que fica melhor ao físico, personalidade e aspirações do cliente.
  • Roteiro de compras. Esta função costuma estar muito ligada ao assessoramento no que se refere à roupa, dado que, depois de estudar e desenhar um roteiro de lojas concretas, os personal shopper ajudam as escolher a roupa mais acorde ao estilo de vida e ao orçamento de cada cliente.
  • Compras por encomenda. Cada vez são mais as pessoas que não têm tempo para ir às compras. Ainda que possa parecer uma das atividades favoritas para muitas pessoas, outras preferem encomendá-la a um profissional. Para o efeito, realiza-se um estudo muito personalizado e pormenorizado da pessoa, com o objetivo de que o personal shopper possa realizar o roteiro sem a companhia do cliente.

Podemos afirmar, portanto, que a função principal dos personal shopper se centra, num primeiro momento, em procurar e escolher a roupa e as lojas mais idóneas para, depois, escolher aquilo que fica melhor ao cliente dentro do seu estilo. Uma atividade que, além do mais, implica uma poupança de tempo considerável, dado que permite ajudar a pessoa que contrata um personal shopper a encontrar de uma forma adequada, trendy, muito eficaz e precisa, o seu próprio estilo e a transmitir uma imagem segura e com a qual se sinta identificado, potenciado, ao mesmo tempo, os pontos fortes da sua imagem e dissimulando os menos positivos.

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