Os primeiros anos dos nossos filhos passam rapidamente. Quando nos apercebemos já têm 3 anos e começam a ir a escola. Sabes a qual irá? Em muitos casos esta decisão é difícil e por isso apresentamos algumas questões que se deve colocar antes de escolher um estabelecimento de ensino.
Proposta Pedagógica
É o documento pedagógico que rege todas as atividades da escola. Neste documento indica-se a identidade do estabelecimento de ensino, os seus objetivos e a sua estrutura organizativa e funcional, definindo as linhas curriculares para cada nível. Por isso devem-se ter em conta os pontos fortes em que se destaca, se são as novas tecnologias, o desporto, a música…
Se escolhemos uma escola com um método alternativo, devemos comprovar se está reconhecida pelo Ministério de Educação e se cumpre os objetivos de cada etapa.
A participação das famílias na vida e atividades do estabelecimento é algo a ter em conta também. Quanto maior participação tenham as famílias, maior transparência terá o estabelecimento educativo.
Acesso à escola pública
Apesar de poder candidatar-se a uma vaga em qualquer escola do país, dentro ou fora do conselho onde reside, a verdade é que apenas terá prioridade nas escolas que fiquem na sua área de residência ou na área do seu trabalho. Contudo, a localização não é o primeiro critério de desempate. Vejamos os critérios que se aplicam no acesso ao pré-escolar quando existe um empate entre crianças por não existirem vagas suficientes num estabelecimento de ensino para todos os solicitantes:
- Crianças com necessidades educativas especiais permanentes.
- Filhos de pais e mães menores e estudantes.
- Crianças que tenham irmãos que frequentam essa escola.
- Crianças beneficiárias de ASE com encarregados de educação que trabalham na área de influência da escola.
- Crianças cujos encarregados de educação residam na área de influência da escola.
- As crianças mais velhas, contando-se a idade em anos, meses e dias.
- Crianças cujos encarregados de educação trabalhem na área de influência da escola.
- Outras prioridades definidas no regulamento interno da escola.
(Fonte: O Observador)
Ensino Público ou Privado
Ambos tipos de ensino têm e vantagens e desvantagens, pelo que podemos optar por fazer uma comparação entre as opções de que dispomos avaliando uma série de fatores que podem ajudar na decisão: capacidade financeira, isto é, analisar se tem capacidade para pagar uma escola privada; qualidade de ensino, número de alunos por turma; horários…
IDEAIS
Devemos ter em consideração as nossas crenças e valores para que haja uma coerência entre aquilo que ensinamos em casa e o que se ensina nos estabelecimentos de ensino. Os valores morais, religiosos ou ideológicos são também aspetos a ter em conta para escolher a escola.
Serviços adicionais: refeitório e bar, transporte escolar, atividades extracurriculares
Em muitos casos o nosso horário de trabalho obriga-nos a procurar uma cobertura para os nossos filhos além das aulas. Por isso devemos conhecer os horários de início e fim das aulas e o serviço de refeitório disponível de forma a que seja compatível com os nossos horários.
Além do mais, a oferta de atividades extracurriculares para que o nosso filho possa desenvolver outras competências e habilidades ou o serviço de transporte escolar são elementos relevantes que devemos ponderar. Os seus horários e preços devem ser tidos em conta para a nossa escolha.
Instalações do Estabelecimento Educativo
As aulas, os pátios, os materiais e instrumentos, especialmente os relacionados com as novas tecnologias podem ser aspetos importantes. O melhor é visitar o estabelecimento educativo e vê-lo em primeira pessoa, falar com outros pais que já tenham filhos nessa escola e que nos contem a sua experiência, etc.
Equipa Humana do Estabelecimento Educativo
O perfil dos professores que vão atender o nosso filho é um aspeto fundamental. Passará muitas horas com eles e, tanto a sua formação específica como a experiência e atualização profissional darão informação sobre como se vai desenvolver a criança.
Além do mais saber se há um porteiro que esteja atendo ao nosso filho, se há professores ou funcionários nos recreios e no refeitório durante o almoço, etc., podem ser dados que contribuem para tomar a decisão sobre que escola escolher.
Serviço de Psicopedagogia
Saber se a escola dispõe de serviço de psicopedagogia para a deteção de problemas académicos ou psicológicos dos alunos, assim como para informar e educar os pais, para que preste uma atenção individualizada e inclusiva quando necessário…
Depois de decidir o estabelecimento educativo que mais convém ao nosso filho e depois de ter apreciado todas estas questões, devemos ter em conta os prazos para realizar as matrículas.
Resta cruzar os dedos para que o nosso filho entre no estabelecimento educativo que com tanto esforço escolhemos!