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Fatores para escolher a escola dos nossos filhos

Os primeiros anos dos nossos filhos passam rapidamente. Quando nos apercebemos já têm 3 anos e começam a ir a escola. Sabes a qual irá? Em muitos casos esta decisão é difícil e por isso apresentamos algumas questões que se deve colocar antes de escolher um estabelecimento de ensino.

Proposta Pedagógica

É o documento pedagógico que rege todas as atividades da escola. Neste documento indica-se a identidade do estabelecimento de ensino, os seus objetivos e a sua estrutura organizativa e funcional, definindo as linhas curriculares para cada nível. Por isso devem-se ter em conta os pontos fortes em que se destaca, se são as novas tecnologias, o desporto, a música…

Se escolhemos uma escola com um método alternativo, devemos comprovar se está reconhecida pelo Ministério de Educação e se cumpre os objetivos de cada etapa.

A participação das famílias na vida e atividades do estabelecimento é algo a ter em conta também. Quanto maior participação tenham as famílias, maior transparência terá o estabelecimento educativo.

Acesso à escola pública

Apesar de poder candidatar-se a uma vaga em qualquer escola do país, dentro ou fora do conselho onde reside, a verdade é que apenas terá prioridade nas escolas que fiquem na sua área de residência ou na área do seu trabalho. Contudo, a localização não é o primeiro critério de desempate. Vejamos os critérios que se aplicam no acesso ao pré-escolar quando existe um empate entre crianças por não existirem vagas suficientes num estabelecimento de ensino para todos os solicitantes:

  1. Crianças com necessidades educativas especiais permanentes.
  2. Filhos de pais e mães menores e estudantes.
  3. Crianças que tenham irmãos que frequentam essa escola.
  4. Crianças beneficiárias de ASE com encarregados de educação que trabalham na área de influência da escola.
  5. Crianças cujos encarregados de educação residam na área de influência da escola.
  6. As crianças mais velhas, contando-se a idade em anos, meses e dias.
  7. Crianças cujos encarregados de educação trabalhem na área de influência da escola.
  8. Outras prioridades definidas no regulamento interno da escola.

(Fonte: O Observador)

Ensino Público ou Privado

Ambos tipos de ensino têm e vantagens e desvantagens, pelo que podemos optar por fazer uma comparação entre as opções de que dispomos avaliando uma série de fatores que podem ajudar na decisão: capacidade financeira, isto é, analisar se tem capacidade para pagar uma escola privada; qualidade de ensino, número de alunos por turma; horários…

IDEAIS

Devemos ter em consideração as nossas crenças e valores para que haja uma coerência entre aquilo que ensinamos em casa e o que se ensina nos estabelecimentos de ensino. Os valores morais, religiosos ou ideológicos são também aspetos a ter em conta para escolher a escola.

Serviços adicionais: refeitório e bar, transporte escolar, atividades extracurriculares

Em muitos casos o nosso horário de trabalho obriga-nos a procurar uma cobertura para os nossos filhos além das aulas. Por isso devemos conhecer os horários de início e fim das aulas e o serviço de refeitório disponível de forma a que seja compatível com os nossos horários.

Além do mais, a oferta de atividades extracurriculares para que o nosso filho possa desenvolver outras competências e habilidades ou o serviço de transporte escolar são elementos relevantes que devemos ponderar. Os seus horários e preços devem ser tidos em conta para a nossa escolha.

Instalações do Estabelecimento Educativo

As aulas, os pátios, os materiais e instrumentos, especialmente os relacionados com as novas tecnologias podem ser aspetos importantes. O melhor é visitar o estabelecimento educativo e vê-lo em primeira pessoa, falar com outros pais que já tenham filhos nessa escola e que nos contem a sua experiência, etc.

Equipa Humana do Estabelecimento Educativo

O perfil dos professores que vão atender o nosso filho é um aspeto fundamental. Passará muitas horas com eles e, tanto a sua formação específica como a experiência e atualização profissional darão informação sobre como se vai desenvolver a criança.

Além do mais saber se há um porteiro que esteja atendo ao nosso filho, se há professores ou funcionários nos recreios e no refeitório durante o almoço, etc., podem ser dados que contribuem para tomar a decisão sobre que escola escolher.

Serviço de Psicopedagogia

Saber se a escola dispõe de serviço de psicopedagogia para a deteção de problemas académicos ou psicológicos dos alunos, assim como para informar e educar os pais, para que preste uma atenção individualizada e inclusiva quando necessário…

Depois de decidir o estabelecimento educativo que mais convém ao nosso filho e depois de ter apreciado todas estas questões, devemos ter em conta os prazos para realizar as matrículas.

Resta cruzar os dedos para que o nosso filho entre no estabelecimento educativo que com tanto esforço escolhemos!

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