WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

O que é o Mindfulness?

Mindfulness, em português “atenção plena”, é muito mais do que uma simples técnica de relaxação, inclusive, mais do que uma técnica de meditação. Assim, apesar de ser efetivamente uma técnica de meditação, o seu objetivo vai mais além do parar o pensamento ou deixar a mente em branco.

Mindfulness consiste em parar, observar o que está acontecer na nossa mente e não nos deixar levar por isso, isto é, estar presente no momento e aceitar o que acontece, simplesmente isso.

Tomar consciência das coisas precisamente no momento, com total aceitação e sem emitir juízos parece fácil, mas…

És capaz de parar o teu pensamento ainda que seja só por um minuto? Queres tentar fazê-lo agora?

Se te limitas a observar este momento que estás a viver, sem emitir juízos sobre aquilo que está a acontecer, sem tentar mudar nada, já estás a praticar mindfulness.

Mindfulness consiste em enfocar a atenção de forma consciente e deliberada, isto é, intencionadamente, no momento presente, aceitando aquilo que acontece e sem emitir juízos a respeito.

Até há pouco tempo, a psicologia e a psiquiatria só se preocupavam por entender a mente doente e poucos estudiosos se tinham dedicado a compreender o funcionamento da mente sã.

Atualmente, começamos também a compreender a necessidade de conservar e potenciar a saúde também na ausência de patologias e, a prática quotidiana do Mindfulness contribui de forma manifesta e demonstrada por numerosos estudos científicos, a manter uma melhor qualidade de vida e de saúde: importante redução do stress, aumento da resistência à frustração, melhor rendimento intelectual, melhor capacidade de memória, melhor disposição para a criatividade, melhor harmonia nas relações com outras pessoas…

Atreves-te a treinar a tua atenção plena?

Qualquer tarefa quotidiana e repetitiva, por exemplo, lavar os dentes, pode ser uma boa forma de treinar a atenção plena.

Essas tarefas mecânicas e rotineiras que realizamos diariamente, são executadas de habitualmente em piloto automático, enquanto resolvemos diversos problemas que precisam uma atenção consciente. E seguramente podes perguntar: qual é o problema de realizar uma tarefa tão quotidiana e insubstancial como lavar os dentes sem prestar atenção à mesma?

Realmente, não há nenhum problema nisso, mas pode servir como treino para a atenção plena. Assim, se começas a perceber a sensação da pasta de dentes na tua boca, a pressão da escova, as diferentes sensações do enxaguar, a temperatura da água, a sensação de fresco… Todas essas e muitas outras sensações que se podem perceber em qualquer ato quotidiano, conectam-nos com a experiência atual no presente e servem como exercício de treino.

Outro exercício para treinar a atenção plena é desenhar…

…Mesmo que sejam rabiscos: concentre-se no papel e no lápis e comece a fazer traços indefinidos, aqueles que surjam, sem intenção de desenhar nada em concreto, sem emitir juízos sobre aquilo que desenhas, se está mais ou menos bonito ou se está melhor ou pior desenhado. Simplesmente, está presente naquilo que estás a desenhar em cada momento e, quando acabares, podes rasgar o papel para não teres a tentação de emitir juízos a posteriori.

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo