WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Efeito Ringelmann ou Social Loafin

O efeito Ringelmann, ou Social Loafin, refere-se à tendência para diminuir o esforço quando se trabalha em grupo, isto é, à medida que aumenta o número de membros, a produtividade do grupo diminui uma vez que o esforço do conjunto não é igual à soma de todos os esforços considerados individualmente.

A sua denominação deve-se ao filósofo alemão que, em 1913, demonstrou este efeito com a famosa experiência da corda em que estudou grupos de pessoas que puxavam uma corda conectada a um extensómetro.

A experiência revelou que nos grupos sempre há alguém que se “escapa”, uma vez que um integrante médio de um grupo de oito pessoas estica a corda com a metade da força que o faz um integrante médio que puxe a corda sozinho. Se em vez de 8 membros, o grupo tem apenas três, o rendimento individual desce 20% e, mesmo que sejam grupos de dois, revelou-se que a força individual média não passa dos 93%.

No início pensou-se que tal diminuição do rendimento se devia à dificuldade de coordenação à medida que aumentava o tamanho do grupo. Contudo, investigações posteriores demonstraram que o factor mais importante é a perda de motivação. Assim, numa experiência os participantes tinham que puxar uma soga com toda a sua força e com os olhos vendados. Fez-se com que pensassem que umas vezes puxavam sozinhos e outras em grupo, quando na verdade sempre o faziam sozinhos.

Demonstrou-se também que nos grupos de remo de elite, o remar em grupo é menos vigoroso do que remar individualmente, o que se relaciona principalmente com a duração da atividade de grupo, isto é, quanto mais tempo rema o grupo, mais se ressente o rendimento.

Contudo, além do efeito Reigelmann segundo o qual quantas mais pessoas realizam uma tarefa de grupo, menos esforço realiza cada indivíduo, deve-se ter em conta que o rendimento individual não é sempre melhor do que o rendimento em grupo.

Que soluções existem para combater o Social Loafin nas equipas de trabalho?

Tendo em conta que as formas mais tradicionais para aumentar a motivação individual, como a definição de objetivos e as recompensas ou sanções, não são eficazes para diminuir o efeito Ringelmann. Para combater o Social Loafin recomenda-se:

  •  Procurar fórmulas que permitam identificar e determinar o desempenho individual. Se os indivíduos sabem que se pode identificar o maior e o menor desempenho pessoal, o Social Loafin diminui.
  • Promover a competitividade dentro do grupo e entre os grupos.
  • Promover a crença de que o desempenho individual é indispensável para o êxito do grupo e reduzir a dos esforços redundantes, isto é, de que o esforço pessoal não soma nada ao grupo.
  • Optar pelo trabalho em grupos pequenos, em vez de em grupos numerosos.
  • Utilizar o trabalho em grupo para atividades difíceis, que representem um desafio para todos os membros do grupo e que os seus membros considerem relevantes.
  • A coesão do grupo impede, em grande medida, o surgimento do Social Loafin.

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu

Compartir esto con un amigo