WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Diferenças entre o Autismo e a Síndrome de Asperger

Existe uma certa tendência para confundir a Síndrome de Asperger com a Perturbação do Espectro do Autismo porque ambas são perturbações que resultam de anomalias no funcionamento e desenvolvimento do cérebro.  Na verdade, a confusão que se gera deve-se a que a Síndrome de Asperger constitui uma variante da Perturbação do Espectro do Autismo de expressão ligeira.

A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas. As crianças com esta síndrome apresentam as mesmas dificuldades de comunicação, interação social e de comportamento que as crianças com PEA, mas as primeiras não apresentam um atraso relevante e mostram um nível cognitivo igual ou superior à média nalgumas áreas. Por esse motivo, a Síndrome de Asperger não é evidente, apenas se apreciando na aproximação da criança ao contexto social, devido às suas dificuldades para se relacionar com outras pessoas.

A PEA é uma perturbação neurológica que nunca desaparece. Uma criança com PEA tem dificuldades para se relacionar e para se comunicar com outras pessoas e realiza comportamentos de forma repetitiva. Constitui uma perturbação que muitas vezes se deteta desde o nascimento, mas que outras vezes se observa ao longo do desenvolvimento da criança. Este facto deve-se a que costuma afetar principalmente à comunicação, tanto verbal, como não verbal.

Assim, apesar de que à primeira vista possa parecer que ambas as perturbações partilham características muito semelhantes, a verdade é que são muitos os aspetos em que se diferenciam.

5 diferenças chave entre a Síndrome de Asperger e a PEA

A linguagem

É uma das diferenças chave entre ambas perturbações, uma vez que a linguagem se pode ver afetada nas pessoas com PEA, mas as pessoas com Síndrome de Asperger têm um vocabulário enriquecido. De facto, uma das diferenças mais notáveis encontra-se na capacidade comunicativa para falar de um tema quando realmente causa interesse na sua pessoa.

Os movimentos

A forma de andar e a maneira de realizar qualquer movimento é bastante característica numa pessoa com Síndrome de Asperger, devido a que costumam ser movimentos algo menos ágeis, enquanto que as pessoas com PEA realizam movimentos estereotipados ou repetitivos.

O diagnóstico

Normalmente, quando uma pessoa padece Síndrome de Asperger, o diagnóstico costuma-se realizar depois dos 3 anos, quando se começam a detetar os seus indícios. Pelo contrário, a PEA manifesta-se de forma muito mais evidente durante os 3 primeiros anos de vida.

O interesse

As pessoas com Síndrome de Asperger apresentam um interesse, que pode chegar a ser obsessivo, pelos os temas ou áreas de que mais gostam ou que mais lhes interessam, enquanto que as pessoas com PEA não apresentam este enfoque tão marcado. No entanto, no seu caso, podem chegar a padecer colapsos emocionais quando se muda um objeto do seu contexto que costuma estar sempre no mesmo lugar.

A dificuldade para se relacionar

Frequentemente, as pessoas com autismo mostram pouco interesse em relacionar-se ou fazer amigos devido à sua dificuldade e falta de interesse neste campo. No entanto, as pessoas com Síndrome de Asperger têm, em geral, mais vontade de se relacionar, apesar de que as suas dificuldades possam fazer com que sintam frustração.

Concluindo, apesar de que estas são cinco diferentes chave entre crianças com Síndrome de Asperger e as crianças com PEA, cada pessoa é um mundo e pode ter características diferentes. Assim, é importante ter muita atenção aos sintomas para os tratar correta e especificamente em cada caso concreto.

FORMAÇÃO RELACIONADA: Curso de Transtornos do Espectro do Autismo

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo