WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Conceito de lazer e tempo livre

Quando se fala de lazer e tempo livre é comum associar tais conceitos, como se fossem sinónimos. Contudo, deve-se ter em conta que ainda que exista uma estreita relação entre os mesmos, a verdade é que são conceitos diferentes:

O tempo livre define-se como um tempo fora das obrigações pessoais, ou o que é o mesmo, o tempo que sobra depois de ter satisfeito todas as necessidades.

O lazer durante o tempo livre significa a forma como se ocupa o tempo livre. Esta forma implica a realização de atividades que proporcionam satisfação pessoal e que se realizam de forma livre e voluntária.

Assim, poderíamos dizer que o tempo livre é a forma e o lazer é o recheio.

Nem todas as atividades que realizamos no tempo livre são lazer uma vez que, para o ser têm que conter as que se consideram as suas características fundamentais: ser livre ou desinteressado, voluntário, que produz prazer e que se realiza depois de terminadas as obrigações e as necessidades básicas.

Resumindo, há dois aspetos fundamentais para que uma atividade ou uma situação se possa classificar como lazer:

  • Tem de existir disponibilidade de tempo livre. O lazer desenvolve-se no tempo que sobra depois de realizadas as obrigações laborais, familiares e sociais.
  • E uma atitude pessoal. O que é característico do lazer não é tanto o que e o quando se faz, mas como se faz, como se vive aquilo que se faz. A atitude pessoal nas atividades de lazer refere-se à entrega voluntária e desinteressada, que vai produzir uma experiência de satisfação e de encontrar-se consigo mesmo.

Então, o que se pode considerar uma atividade de lazer e tempo livre?

Alguns exemplos:

Sabes quais são as atividades de tempo livre realizadas com mais frequência pela população portuguesa?

Segundo os resultados de um estudo realizado pela empresa de estudos de mercado GFK sobre as atividades de entretenimento dos portugueses, com base numa amostra de 1036 pessoas, verifica-se a predominância da televisão:

 

E tu, em que utilizas o teu tempo livre? Consideras que é lazer ou simplesmente tempo livre?

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu

Compartir esto con un amigo