WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

COMO DECORAR A ÁRVORE DE NATAL PERFEITA

Sabia que existe uma fórmula matemática que indica a proporção de enfeites a colocar para que tenha um aspecto perfeito?

Aproxima-se o Natal e com ele a decoração de Natal. Tudo tem que ficar perfeito para criar um ambiente acolhedor, no qual a família e os amigos se sintam cómodos. Mas qual é o elemento fundamental de toda a decoração de Natal? Efetivamente, é a árvore.

Um grupo de estudantes de Matemática da Universidade de Sheffield criou uma fórmula de “treegonometria” para determinar a proporção correta de luzas, grinaldas e enfeites a usar na decoração da árvore de Natal, de forma a que não fique sobrecarregado (infra deixamos o link para a calculadora).

A fórmula que propõem é:

 

Além do número de luzes e enfeites, devem-se ter em conta outros aspetos que influenciam a decoração da nossa árvore de Natal:

Tamanho

Para escolher o tamanho da sua árvore, primeiro precisa de saber que espaço tem para a colocar e a altura do teto. Se a estância onde o vai colocar tem menos de 2m de altura, escolha uma árvore de 1,50-170 cm no máximo. Se tem tetos mais altos, podes escolher uma árvore de 2-2,40 m de altura. O importante é deixar sempre um mínimo de 30 cm entre a ponta da árvore (incluindo o enfeite) e o teto.

Se tens pouco espaço para o colocar, deve escolher uma árvore pequena que possa tornar visível  colocando-a sobre uma mesa auxiliar (não te esqueças de tapar com uma base o pé da árvore que ficará mais alto e visível).

Localização:

Apesar de que o sítio por excelência é a sala, do que realmente depende é de onde o queres colocar e de se o tipo de árvore é natural ou artificial, porque se for natural deves escolher um lugar com luz natural, em que o calor por aquecimento ou ar condicionado não seja muito alto e que tenha boa ventilação.

Tendo em conta isto, podes colocá-lo…

Hall de entrada: para dar as boas vidas assim que se entra na casa. Precisas de um espaço mínimo de uns 7m2 para não tropeçar com ela e para que não te estorve a passagem.

Distribuidor: para que todos o vejam ao passar desde as diferentes estâncias.

Sala de estar: a maioria das pessoas coloca a árvore de Natal nesta estância  por ser normalmente que tem mais espaço e onde passam mais horas.

Num canto, ao lado da janela ou lareira: os cantos são ótimos espaços para colocar a arvora pois aí não estorva a passagem.

Sala de Jantar: para que esteja presente nos almoços e jantares de Natal.

Alpendre: em países em que o Natal é no Verão.

Seja qual for o sítio escolhido, é importante que tenha tomada elétrica perto para as luzes. Se não for possível, terá de escolher luzes que funcionem a pilhas.

Tipo de árvore

Pode escolhê-lo natural ou artificial. Não existe uma decisão incorreta, qualquer um ficará bonito.

Se escolhe uma árvore natural, terá que ter em conta a manutenção que necessita, assim como ter cuidado ao colocar as luzes de forma a evitar que o calor das mesmas não queime os ramos.

Também pode optar por outras alternativas: com tábuas de madeira na parede, de feltro com balões, só com luzesaté onde a imaginação o leve.

Estilo

Escolhe o estilo que mais de adapte a si: tradicional, nórdico, elegante. DIY, eco-friendly, infantil… tudo depende das suas preferências.

Se prefere o estilo nórdico, pode colocar detalhes rústicos, de madeira e enfeites em branco; se opta pelo estilo tradicional, os enfeites em encarnado e verde; se prefere um estilo mais sofisticado, o dourado sempre será um acerto…

Em geral, a decoração costuma ir em consonância com a da estância onde se coloca e tentar uma harmonia e uma uniformidade nas cores; encarnado, verde, dourado, prateado, branco… O melhor é não misturar mais de duas ou três cores.

Além do mais, pode escolher a cor das luzes: se os enfeites são dourados ou encarnados são melhores as luzes cálidas, se não metalizados ou decoração minimalista, as luzes brancas são a melhor opção.  Em quanto ao tipo, as mais recomendáveis são as luzes LED, uma vez que consomem pouco e não emitem calor que pode estragar os ramos da árvore.

Ordem ao decorar

A ordem ao colocar os enfeites é fundamental para poder montar uma árvore em condições. Como norma geral, costuma-se começar pelas luzes (para esconder convenientemente o cabo) e continuar com as grinaldas ou fitas, acessórios de pendurar e, por último, a estrela que culmina a árvore.

As luzes devem-se colocar de cima para baixo e dando voltas à árvore. Se a árvore é cura e larga, pode colocá-las na vertical desde a ponta da árvore formando tiras.

No que respeita aos enfeites, deve-se começar pelos maiores, para os repartir bem por toda a árvore e depois os mais pequenos. Recomenda-se escolher um máximo de 4 ou 5 modelos de adornos.

Proporção de adornos:

Segundo a fórmula supra referida, pode utilizar a calculadora para encontrar as proporções perfeitas para a sua árvore.  

Regra geral, para uma árvore de 1,80m são necessárias 37 bolas, 919 cm de grinaldas, 565 cm de luzes e uma estrela de 18 cm

Quando colocar a árvore de Natal:

Segundo a tradição Cristã costuma-se colocar a partir do primeiro Domingo do Advento e mantÊ-lo até à Epifania, dia 6 de Janeiro e, segundo a tradição ortodoxa, prepara-se no dia 6 de Dezembro, dia de São Nicolau.

Os últimos estudos elaborados por psicoterapeutas indicam que a decoração de Natal tem muitos efeitos positivos nas pessoas, uma vez que lhes traz recordações felizes da infância e desperta sentimentos de alegria. Por isso, pode-se dizer que aqueles que começam mais cedo a decoração de Natal são mais felizes.

Comece já a decorar a sua árvore de Natal, para que só falte que o Pai Natal a complete deixando à sua volta todas as prendas!

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo