COMO DECORAR A ÁRVORE DE NATAL PERFEITA

Sabia que existe uma fórmula matemática que indica a proporção de enfeites a colocar para que tenha um aspecto perfeito?

Aproxima-se o Natal e com ele a decoração de Natal. Tudo tem que ficar perfeito para criar um ambiente acolhedor, no qual a família e os amigos se sintam cómodos. Mas qual é o elemento fundamental de toda a decoração de Natal? Efetivamente, é a árvore.

Um grupo de estudantes de Matemática da Universidade de Sheffield criou uma fórmula de “treegonometria” para determinar a proporção correta de luzas, grinaldas e enfeites a usar na decoração da árvore de Natal, de forma a que não fique sobrecarregado (infra deixamos o link para a calculadora).

A fórmula que propõem é:

 

Além do número de luzes e enfeites, devem-se ter em conta outros aspetos que influenciam a decoração da nossa árvore de Natal:

Tamanho

Para escolher o tamanho da sua árvore, primeiro precisa de saber que espaço tem para a colocar e a altura do teto. Se a estância onde o vai colocar tem menos de 2m de altura, escolha uma árvore de 1,50-170 cm no máximo. Se tem tetos mais altos, podes escolher uma árvore de 2-2,40 m de altura. O importante é deixar sempre um mínimo de 30 cm entre a ponta da árvore (incluindo o enfeite) e o teto.

Se tens pouco espaço para o colocar, deve escolher uma árvore pequena que possa tornar visível  colocando-a sobre uma mesa auxiliar (não te esqueças de tapar com uma base o pé da árvore que ficará mais alto e visível).

Localização:

Apesar de que o sítio por excelência é a sala, do que realmente depende é de onde o queres colocar e de se o tipo de árvore é natural ou artificial, porque se for natural deves escolher um lugar com luz natural, em que o calor por aquecimento ou ar condicionado não seja muito alto e que tenha boa ventilação.

Tendo em conta isto, podes colocá-lo…

Hall de entrada: para dar as boas vidas assim que se entra na casa. Precisas de um espaço mínimo de uns 7m2 para não tropeçar com ela e para que não te estorve a passagem.

Distribuidor: para que todos o vejam ao passar desde as diferentes estâncias.

Sala de estar: a maioria das pessoas coloca a árvore de Natal nesta estância  por ser normalmente que tem mais espaço e onde passam mais horas.

Num canto, ao lado da janela ou lareira: os cantos são ótimos espaços para colocar a arvora pois aí não estorva a passagem.

Sala de Jantar: para que esteja presente nos almoços e jantares de Natal.

Alpendre: em países em que o Natal é no Verão.

Seja qual for o sítio escolhido, é importante que tenha tomada elétrica perto para as luzes. Se não for possível, terá de escolher luzes que funcionem a pilhas.

Tipo de árvore

Pode escolhê-lo natural ou artificial. Não existe uma decisão incorreta, qualquer um ficará bonito.

Se escolhe uma árvore natural, terá que ter em conta a manutenção que necessita, assim como ter cuidado ao colocar as luzes de forma a evitar que o calor das mesmas não queime os ramos.

Também pode optar por outras alternativas: com tábuas de madeira na parede, de feltro com balões, só com luzesaté onde a imaginação o leve.

Estilo

Escolhe o estilo que mais de adapte a si: tradicional, nórdico, elegante. DIY, eco-friendly, infantil… tudo depende das suas preferências.

Se prefere o estilo nórdico, pode colocar detalhes rústicos, de madeira e enfeites em branco; se opta pelo estilo tradicional, os enfeites em encarnado e verde; se prefere um estilo mais sofisticado, o dourado sempre será um acerto…

Em geral, a decoração costuma ir em consonância com a da estância onde se coloca e tentar uma harmonia e uma uniformidade nas cores; encarnado, verde, dourado, prateado, branco… O melhor é não misturar mais de duas ou três cores.

Além do mais, pode escolher a cor das luzes: se os enfeites são dourados ou encarnados são melhores as luzes cálidas, se não metalizados ou decoração minimalista, as luzes brancas são a melhor opção.  Em quanto ao tipo, as mais recomendáveis são as luzes LED, uma vez que consomem pouco e não emitem calor que pode estragar os ramos da árvore.

Ordem ao decorar

A ordem ao colocar os enfeites é fundamental para poder montar uma árvore em condições. Como norma geral, costuma-se começar pelas luzes (para esconder convenientemente o cabo) e continuar com as grinaldas ou fitas, acessórios de pendurar e, por último, a estrela que culmina a árvore.

As luzes devem-se colocar de cima para baixo e dando voltas à árvore. Se a árvore é cura e larga, pode colocá-las na vertical desde a ponta da árvore formando tiras.

No que respeita aos enfeites, deve-se começar pelos maiores, para os repartir bem por toda a árvore e depois os mais pequenos. Recomenda-se escolher um máximo de 4 ou 5 modelos de adornos.

Proporção de adornos:

Segundo a fórmula supra referida, pode utilizar a calculadora para encontrar as proporções perfeitas para a sua árvore.  

Regra geral, para uma árvore de 1,80m são necessárias 37 bolas, 919 cm de grinaldas, 565 cm de luzes e uma estrela de 18 cm

Quando colocar a árvore de Natal:

Segundo a tradição Cristã costuma-se colocar a partir do primeiro Domingo do Advento e mantÊ-lo até à Epifania, dia 6 de Janeiro e, segundo a tradição ortodoxa, prepara-se no dia 6 de Dezembro, dia de São Nicolau.

Os últimos estudos elaborados por psicoterapeutas indicam que a decoração de Natal tem muitos efeitos positivos nas pessoas, uma vez que lhes traz recordações felizes da infância e desperta sentimentos de alegria. Por isso, pode-se dizer que aqueles que começam mais cedo a decoração de Natal são mais felizes.

Comece já a decorar a sua árvore de Natal, para que só falte que o Pai Natal a complete deixando à sua volta todas as prendas!