WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

Como avaliar a Condição Física

Quantas vezes te aconteceu estar a chegar à paragem de metro ou de autocarro, vê-lo chegar e decidir correr para não o perder? Como te sentes depois da corrida? És daquelas pessoas que precisa de um tempo para recuperar? Nesse caso deves melhorar a tua condição física… Mas o que é a condição física?

O que é a Condição Física?

A condição física é a capacidade de realizar esforços físicos com vigor e eficácia, atrasando a aparição do cansaço e prevendo as lesões. Ter uma boa condição física não consiste em ser um super desportista, mas sim em desenvolver as capacidades e qualidades físicas para realizar com êxito as atividades físicas em que se participe. A condição física relaciona-se com a saúde da pessoa.

Podem-se distinguir dois tipos de condição física:

  • Condição física geral. Aquela que nos dota do grau de eficácia necessário para nos desenvolvermos na vida quotidiana. É o fundamento de uma boa saúde.
  • Condição física especial. Parte de uma boa condição física geral e é específica para cada atividade desportiva.

Apesar de que quando nascemos vimos marcados por alguns fatores genéticos que determinam que uma condição seja boa, muito boa ou excelente, existem também causas que limitam o seu desenvolvimento ou que contribuem para que a mesma se deteriore – principalmente, a falta de exercício, o excesso de comida e/ou a nutrição deficiente e o consumo de tabaco e álcool –, o fator determinante da condição física relaciona-se com o conceito de desenvolvimento, isto é, a condição física depende do trabalho que se realiza para a melhorar ou manter.

Entre os componentes da condição física que se costumam avaliar destacamos:

Quando se avalia a Condição Física?

Existem 3 momentos nos quais se pode avaliar:

  1. Avaliação inicial: para conhecer o ponto de partida e estabelecer o objetivo geral. Normalmente têm-se em conta os riscos da pessoa, o estilo de vida, a atividade física indicada e contraindicada, etc.
  2. Avaliação processual: durante o processo de avaliação controla-se o estado da condição física, a evolução, o processo de treino, a adaptação dos objetivos, etc.
  3. Avaliação final: depois da realização do plano de treino, avaliam-se os objetivos cumpridos, revendo o estado de saúde das pessoas.

Como se avalia a Condição Física?

Existem muitas provas e testes que permitem medir a condição física, mas os mais utilizados costumam realizar estes 3 tipos de provas:

Teste de condição física

Referem-se ao rendimento específico e utilizam-se para medir a eficácia dos processos de treino e do nível de evolução individual num rendimento motor concreto. Um exemplo:

  • Teste Cooper: mede a resistência aeróbica do sujeito quando percorre a maior distância possível em 12 minutos, a correr ou alternado com o andar, mas sem parar. Os valores interpretam-se numa tabela que combina os parâmetros de idade, sexo e nível de condição física.

Provas específicas de laboratório

Avaliam, em situações de esforço e em condições mais sofisticadas, rigorosas e controladas, parâmetros relacionados com a capacidade funcional do indivíduo, por exemplo:

  • Teste da Milha: determina o consumo de oxigénio máximo em sujeitos de baixa condição física, quando percorrem, a andar tão rápido quanto seja possível, uma milha de distância e avaliando, no fim, a frequência cardíaca e o tempo utilizado. A fórmula usada é: VO2 máx. 132,6 – (0,17 x Peso Corporal) – (0,39 x idade) + (6,31 x sexo) – (3,27 x tempo) – (0,156 x Frequência Cardíaca). Os valores interpretam-se numa tabela que combina os parâmetros de idade, sexo e nível de condição física.

Provas antropométricas:

Avaliam as dimensões e composição corporal. Normalmente, utilizam-se para conhecer o estado nutricional e a possibilidade de estabelecer um peso ótimo através da intervenção, por exemplo:

  • Índice de massa corporal: determina a quantidade de gordura corporal existente no corpo através da fórmula: IMC= peso (Kg/altura (m2)

Estas são alguma das provas que se utilizam a condição física, mas existem muitas mais… conhece alguma outra? Qual é a que lhe parece mais difícil?

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo