WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

As 5 técnicas de estudo mais eficazes

A função executiva do cérebro reside no córtex pré-frontal, no qual se planificam, regulam e iniciam as diferentes ações. Esta área controla a memória de trabalho, a atenção e a inibição das respostas. Para que os estímulos exteriores sejam percebidos de forma correta e processados adequadamente devem-se ativar os mecanismos que garantem a correta atenção.

Três sistemas anatómicos e funcionais trabalham de forma independente, mas inter-relacionada para executar os processos de orientação, seleção, vigilância ou controlo. O Sistema de Ativação Reticular é o responsável pela atenção básica ou primária, associada ao componente de vigilância. Consiste na capacidade para manter a atenção consciente ou sustentada durante tempos prolongados.

O Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA), refere-se à atenção localizada ou seletiva, dirigida à atenção deliberada ou executiva, à seleção da ação. Ocupa-se do processo de escolher e hierarquizar os estímulos distrativos, selecionando aquele que considera meta ou objetivo e dissuadindo os inibidos de concentração que categoriza como desnecessários.

Por último, o Sistema Ativador Reticular Descendente (SARD), concentra-se em gerir a informação interna. Este processamento informativo, reflexivo e voluntário, tem a capacidade de reter, deter temporalmente e retomar a informação armazenada, depois de realizar tarefas independentes ao processo de retenção.

Constantemente recebemos estímulos de forma simultânea, devendo ignorar aqueles que assumimos como distrativos e atendendo aos que ajudam a alcançar os nossos objetivos e metas. A atenção era considerada um mecanismo de processamento de informação, passando posteriormente a ser o processo central que controla os sistemas de processamento supra explicados.

Dentro do estudo do desenvolvimento atencional, deve-se ter em conta a plasticidade cerebral, referente às conexões que possibilitam a aprendizagem. O desenvolvimento das redes atencionais está influenciado por fatores genéticos aos quais se somam outros de tipo culturais ou experimentais. Por isso, o controlo atencional inclui, dentro do leque da aprendizagem escolar ou académica, o desenvolvimento socio-emocional e o treino da inteligência e, inclusive, o desenvolvimento da personalidade na infância.

O cérebro é o sistema mais complexo do ser humano. O exercício e desenvolvimento da capacidade cerebral realiza-se através de um processo paulatino e evolutivo. A aprendizagem é uma das funções que o cérebro deve garantir e desempenhar de forma correta. Para o efeito, devem intervir a atenção e a memória, trabalhando de forma coordenada.

Os milhões de neurónios que alberga este órgão são as unidades que recebem, transportam e conectam a informação no processo conhecido como sinapse. No processo de aprendizagem, a informação visual ou auditiva que recebemos é enviada ao cérebro, sendo este o responsável das tarefas referentes à atenção, a reflexão, o juízo e a memorização do que é recolhido.

Existem técnicas e métodos que ajudam tanto ao cérebro como à nossa capacidade de atenção, concentração e retentiva no processo de estudo, que se podem aplicar em todos os níveis ou matérias de ensino e melhorando o rendimento na aprendizagem dos alunos. Revendo as 5 que demonstraram ser mais eficazes.

Método Cornell

Trata-se de uma técnica que propõe tirar apontamentos de forma eficaz durante a aula. A pesar de que a presencialidade não seja a principal tendência formativa atual, esta técnica também pode ser muito útil para manter a atenção em sessões online. Propõe dividir a informação para que o aluno a vá recolhendo e organizando em quatro secções diferenciadas: título, notas de aulas, ideias principais e resumo.

A ideia é que se completem de forma simultânea à explicação, hierarquizando e acrescentando aqueles dados que sejam mais relevantes. A forma modelo de dispor as secções na folha seria colocando o título na margem superior e deixando cerca de 5 centímetros na zona inferior do papel para situar a secção do resumo. O espaço restante deve ser dividido em dois, com uma linha vertical perpendicular aos anteriores, situando no lado esquerdo as palavras-chave e à direita as notas da aula, ocupando um e dois terços da folha, respetivamente.

Esta técnica é muito eficaz para facilitar a localização de informação numa vista de olhos e recordar de forma muito visual aquilo que foi explicado em cada sessão. A síntese da informação que aparece na parte inferior de cada ficha, vai-te obrigar a resumir a aula, priorizando e ordenando as ideias mais importantes. Assim, além de favorecer a escuta ativa, o Método Cornell ajuda a manter a concentração, classificar a informação e rever os apontamentos no fim da aula, obtendo um resultado eficaz e visual para o seu estudo em profundidade ou revisão.

Método Pomodoro

Certamente já ouviste falar desta técnica de estudo. Neste caso, concentra-se na organização e gestão, tanto dos tempos de estudo como os de descanso. Esta organização de tarefas aborda um estudo mais consciente e uma otimização do tempo utilizado em estudar e em descontrair. Para o efeito, faz-se uma estruturação de períodos temporais que sempre estão afastados de qualquer distração.

Quando estiveres preparado para começar, é recomendável seguir uma lista de tarefas que inclua os objetivos da sessão, a qual deve ser elaborada previamente. Quando estiveres preparado, podes dar o “tiro de partida” ativando o teu cronómetro. A técnica propõe períodos de 25 minutos, aos  quais se chama “pomodoros”, que serão os destinados ao estudos, aos quais se seguem de 5 minutos de descanso. Quando se completem 4 pomodoros, com as suas correspondentes pausas para desconectar, deves fazer uma desconexão de 20-30 minutos. As propostas de evasão são dar um passeio, tomar um café ou conversar com alguém.  Desaconselha-se completamente utilizar este período para visitar redes sociais ou distrair-se com o telemóvel.

Este método Pomodoro é muito útil para alcançar níveis altos de produtividade em matérias densas e teóricas, mas não recomendável para matérias que requeiram criatividade ou desenvolver pensamentos mais abstratos. Podes encontrar diferentes webs e apps para pôr em prática esta técnica com, por exemplo, https://tomato-timer.com/  ou https://apps.apple.com/us/app/be-focused-focus-timer/id973134470?mt=12

Método Loci ou Palácio da Memória

Trata-se de uma técnica de memorização. Funciona por mecanismos de associação e visualização, através dos quais se deve relacionar a informação que se quer aprender e reter com outros objetos que se conhecem, utilizando uma determinada ordem.  Propões criar na imaginação um palácio divido em estâncias cheias de objetos com os quais se vincula a informação. Para conseguir uma eficácia maior, recomendam relacioná-las com um lugar real, para facilitar a memorização dos elementos. É uma técnica muito eficaz em etapas de aprendizagem infantil, mas também pode ser utilizada por adultos. A sua prática requer memorizar as associações entre o conteúdo académico e objeto para, depois, ser capaz de recordar onde se “colocou” e a relação que tem com outros elementos do contexto.

É um método muito útil para contextos hierarquizados e divididos em secções muito visuais. Pode-se praticar esta técnica em situações quotidianas para se familiarizar com o seu manejo e memorização, começando com a lista das compras, por exemplo.

Método Feyman

Esta técnica de retenção de conteúdos divide-se em quatro fases, nas quais pouco a pouco o cérebro vai assimilando e armazenando a informação. No primeiro passo, o aluno deve escolher e dar um título ao tema de estudo que dispõe a aprender, escrevendo-o numa folha e o qual desenvolverá com a linguagem mais simples possível, incluindo também datas, palavras-chave, esquemas.

Posteriormente, é recomendável expor o tema em voz alta, a ti mesmo ou a outra pessoa, para otimizar a sua compreensão e memorização, mas também para descobrir que conteúdos não sabes ou não compreendes. O terceiro passo consiste em completar o teu rascunho com toda a informação que identificaste que falta e procurar novos dados relevantes que podes incluir.

Finalmente, deves voltar a escrever as notas, acabar de as aperfeiçoar e voltar a lê-las em alto.  É uma tarefa tediosa, mas muito eficaz porque garante a compreensão do objeto de estudo e a sua memorização graças às repetições escritas e orais dos conteúdos. O esforço de transformar a informação em apontamentos traduzidos à linguagem simples ajuda a assimilá-los de forma efetiva e real.

Método SQ3R ou Robinson

O conhecido como método Robinson pretende otimizar os tempos de estudo de forma eficaz. A sigla SQ3R refere-se a cada fases da sua estrutura: survey (explorar), question (perguntar), real (ler), recite, (recitar) e review (rever).

A exploração consiste numa leitura superficial da qual se extrai uma primeira ideia e um contexto geral do conteúdo. A seguinte fase está pensada para que o estudante aponte as perguntas que lhe surgiram no passo anterior, desde uma perspetiva crítica deve analisar que conceitos conhece ou se está cómodo com o vocabulário, por exemplo. Na terceira etapa, deve-se submergir numa leitura compreensiva e profunda do tema, para começar a reestruturar o mesmo por meio do sublinhado, num esquema ou num resumo. Posteriormente, o aluno deve-se recitar a si mesmo em voz alta todas as ideias, definições e conteúdos de que se lembre. A última etapa deste método consiste em rever tudo o que se aprendeu durante as horas, dias e, inclusive, semanas posteriores, aproveitando os apontamentos feitos e conteúdos aprendidos.

Este método de estudo, no seu aperfeiçoamento ao longo dos anos, acrescentou mais dois “R”: o registo dos conceitos mais importantes para focalizar e localizar informação e a reflexão dos conhecimentos adquiridos, sobre os quais se devem fazer juízos de valor para otimizar a sua assimilação e retenção.

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo