As 3 habilidades chave do coach

Levar a cabo um processo de coaching, no qual o cliente deposita toda a sua confiança para poder passar do seu estado atual até ao um novo estado, requer que o coach, além de ferramentas e conhecimentos teóricos, conte com habilidades suficientes para liderar o processo de tal maneira que:

  • Se estabeleça uma relação de confiança entre coach e coachee no enquadramento de uma relação profissional.
  • Tenha a capacidade de escuta ativa, sem julgar e respeitando a sua confidencialidade.
  • Ajudar a reconhecer os seus objetivos, os seus pontos fortes e as suas debilidades.
  • Ajudar a tomar decisões fundamentadas e pessoais de acordo com as suas possibilidades.
  • Ajudar a manter uma atitude positiva e uma alta motivação para a mudança.

E quais são estas habilidades?

Deve-se presente que a característica essencial destas habilidades é que não se tratam de traços de personalidade, são habilidades que podem ser adquirias através da aprendizagem e que se podem melhorar com a prática.

Habilidades comunicativas

Constituem uma das habilidades mais importantes para liderar processos de coaching com êxito.

São estratégias e comportamentos que permitem enviar mensagens de forma correta, capazes de provocar a resposta desejada e habilidades de escuta ativa que permitem reconhecer aquilo que o coachee sente, o que pede e aquilo que necessita.

O coach não deve apenas escutar a linguagem verbal do coachee, deve também ser capaz de interpretar a sua linguagem não verbal para saber que emoções transmite o seu cliente, não se limitando a ficar com as suas palavras.

Habilidades sociais

Aquelas que permitem estabelecer relações sociais efetivas. No processo de coaching, as habilidades sociais permitem otimizar ao máximo as interações com o cliente gerando o mínimo nível de rejeição e conseguindo os melhores resultados.

Uma das habilidades sociais mais destacadas é a empatia. Ser capaz de se pôr no lugar da outra pessoa, para poder entender o seu ponto de vista, inclusive quando não o comparte, dá uma informação muito valiosa para otimizar as interações, formular melhores perguntas, motivar, conhecer as suas motivações e os seus medos…

Habilidades pessoais

Destacam tanto as relacionadas com a inteligência emocional, como a habilidade para manter e cultivar um bom conceito pessoal e profissional ou o autodomínio ou controlo emocional, como as relacionadas com estratégias profissionais, como as habilidades de gestão do tempo ou gestão do stress.