A Organização Mundial do Turismo (UNWTO) define a animação turística como todas as ações realizadas em ou sobre um grupo ou meio, com a intenção de desenvolver a comunicação e garantir a vida social.
A UNWTO distingue três fases de participação e interação: o autodescobrimento, a posta em relação do grupo e a criatividade. Além do mais, também identifica as funções específicas da animação que são a função social, a cultural e o marketing de boca a boca.
O tempo livre abrange o período utilizado em tudo aquilo que não está relacionado com o trabalho, com as obrigações e com as necessidades fisiológicas. É o espaço temporal que dedicamos ao divertimento, ao descanso e ao desfrute. Os antecedentes históricos do lazer podem-se situar na Idade Média e no Renascimento, épocas em que dispor de tempos livres e usufruir os mesmos indicava que se pertencia a uma boa posição social. Trovadores e saltimbancos precedem à Idade Moderna, quando esta utilização desinibida do tempo começa a ver-se como algo não produtivo e oposto ao trabalho. Durante a Revolução Industrial começa a tendência para reivindicar o reconhecimento e a fruição do lazer.
A partir de então, este “recreio” passou a ser considerado uma necessidade do dia a dia das pessoas. Atualmente, todas as pessoas podem usufruir de tempos livres em maior ou menor medida e existem infinitas possibilidades e atividades para os ocupar.
O sector turístico é umas das opções preferidas das pessoas para ocupar os tempos livres. Viajar e conhecer outros sítios é enriquecedor e gratificante, além de ser ajustável às necessidades e orçamentos de todos aqueles utilizadores que o desejem fazer. Dentro do mundo das viagens, existem muitíssimas e variadas ofertas para os tempos livres: visitar cidades, monumentos, parques naturais, miradoiros, museus, exposições, rotas, excursões, desportos, cultura e um longo etc.
As exigências e requisitos dos clientes ao consumir turismo desenvolveram-se muito nas últimas décadas. Consequentemente, dentro do sector, cada vez é mais popular a animação sociocultural. Este serviço oferece-se numa grande quantidade de estabelecimentos muito variados como hotéis, alojamentos rurais, parques temáticos, complexos turísticos, cruzeiros, campings, balneários ou resorts, entre outros.
De facto, a presença de animação turística é um dos prós no momento da escolha do alojamento, além de destacar as instalações e os serviços que oferece o estabelecimento. A sua versatilidade permite que seja atrativo para os clientes sozinhos, casais ou famílias abrangendo todas as idades, desde infantil, passando por juvenil e adulto, até à terceira idade.
A animação tem como objetivo propor, organizar e executar atividades recriativas em estabelecimentos turísticos que garantam uma boa estância aos hóspedes. A ótima prestação do serviço será um fator chave ao perceber o estabelecimento como uma boa opção de alojamento e fidelizar o cliente. Existem muitos fatores que têm influência no êxito da animação turística, tais como, as características do entorno, instalações, climatologia, orçamento destinado a materiais e trabalhadores, diversidade de atividades, participantes e grupos e, obviamente, os profissionais que dirigem tais atividades têm uma grande influência nas mesmas.
A figura do animador turístico é fundamental para desenvolver as atividades propostas. Para ter sucesso no desenvolvimento da sua atividade, o animador turístico deve ter 10 qualidades e aptidões que lhe permitam alcançar os seus objetivos como profissional do sector e os objetivos da empresa turística ou o estabelecimento para o qual preste os seus serviços:
- Ser aberto, natural, espontâneo e ser capaz de fomentar a participação, procurando o desenvolvimento individual e comunitário para impulsionar o bem-estar de todos os participantes.
- Ser organizado e metódico para planificar, organizar e executar os diferentes projetos que se devam levar a cabo.
- Ser observador e meticuloso para coordenar as necessidades de material e instalações.
- Ser criativo para incentivar a participação dos utentes.
- Ser capaz de desenvolver o seu trabalho com bom humor, paciência e sociabilidade.
- Ser muito transversal e polifacetado para trabalhar com todos os grupos de idade e adaptar-se às suas necessidades específicas.
- Ser desportista e estar em bom estado físico para facilitar a realização de diferentes desportos ou atividades físicas, além de dominar a expressão corporal e a dança.
- Ser um líder positivo e manter uma atitude motivadora com todos os públicos, criando dinâmicas inovadoras adaptadas às suas exigências.
- Ser uma pessoa com ampla capacidade de aprendizagem, com soltura para aprender coisas novas, como no caso dos workshops de maquilhagem infantil.
- Ser um profissional com conhecimentos teóricos e práticos das atividades socioeducativas.
A ideia da animação turística em estabelecimentos destinados ao lazer constitui sempre um ponto a favor da empresa devido à sua versatilidade e a sua oportunidade tanto de captar como de fidelizar clientes. A difusão nas redes sociais deste serviço pode fazer muito boa publicidade do alojamento no qual se oferece.
As atividades a realizar podem ter objetivos pedagógicos, lúdicos ou desportivos, tão variados como heterogéneos. A direção e coordenação destes programas devem ser organizadas e dirigidas por um profissional que fomente a autoestima e o companheirismo através de atividades em grupo. O fim último desta atividade é que os participantes gozem da sua existência seja graças a eles tão gratificantes como possível.