6 tipos de pessoas que podemos encontrar nos ginásios

A nível geral, os clientes dos centros de fitness e ginásios podem ser classificados em:

1. Pessoas que procuram estética

O seu principal objetivo é adequar o seu físico ao ideal de beleza atual. Vão ao ginásio com a intenção de melhorar a sua estética.

As idades mais representativas deste tipo clientes vão, normalmente, desde os 15 aos 45 anos. Costumam ter uma aptidão física ou desejam consegui-la e um corpo com boas proporções que querem manter ou melhorar. Também são frequentes pessoas com leve excesso de peso ou que aumentaram o mesmo recentemente.

O comportamento dos clientes que respondem a critérios estéticos costuma ser de dois tipos:

  • Os que treinam intensamente e de forma responsável e
  • Os que não treinam como seria necessário, mas que desejam mudanças físicas inalcançáveis.

Em ambos casos é recomendável avaliá-los, atendendo a parâmetros antropométricos como o índice de massa corporal, índice cintura/altura, índice cintura/ancas… periodicamente para constatar as mudanças ou a falta delas.

No caso deste tipo de clientes, deve-se estar a atento à detecção de sintomas que podem esconder problemas como a anorexia, a bulimia ou anemias e derivar para um especialista, assim como vigiar que a consecução de objetivos não inclua maus hábitos como, por exemplo, dietas desequilibradas ou substâncias que prometem mudanças técnicas sem esforço.

2.Pessoas que frequentam o ginásio por problemas de saúde

Normalmente vão ao ginásio por prescrição médica com o objetivo de melhorar a saúde, uma vez que apresentam obesidade ou excesso de peso, dores ou moléstias articulares, hipertensão, stress… Em qualquer caso, se não têm diagnóstico médio ou têm mais do que 35 anos, é recomendável que se realize um reconhecimento antes de começar com a prática desportiva.

3. Pessoas que procuram manter-se saudáveis

Convencidos da importância do exercício físico constante para ter uma vida saudável, são clientes com idades entre os 20 e os 40 anos. Normalmente estão em bom estado físico e interessam-se por receber informação sobre a alimentação ou estética.

4. Pessoas que têm necessidade constante de superação

A sua necessidade inicial poder ser tanto de saúde, como estética, mas a sua principal característica que com que constituam uma categoria específica de cliente, é uma necessidade constante de se auto-superar e de superar os demais.

Costumam ser clientes muito motivados e, contudo, é necessário ajudá-los a definir objetivos realistas, pois costumam-se definir objetivos muito elevados que, a largo prazo, provocam um estado de stress desnecessário.

5. Ex-desportistas profissionais

Pessoas que, por vários motivos, abandonaram a prática desportiva de competição. A idade mais comum deste tipo de clientes é a partir dos 30 anos.

Costumam ser clientes que querem continuar com treinos e com mesma intensidade de quando estavam em competição ativa, o que pode provocar lesões.

6. Estacionais

Por último, um tipo de clientes muito comum corresponde ao cliente estacional, com máxima presença a princípios do ano, a mediados de Setembro ou antes do Verão. Costumam ser clientes com uma alta motivação inicial derivada do estado da novidade, mas que acaba por abandonar. Sabias que apenas entre 20 e 30% dos clientes dos ginásios continuam a frequentá-lo ao fim de o ano sem abandonar a prática desportiva?