WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

6 tipos de pessoas que podemos encontrar nos ginásios

A nível geral, os clientes dos centros de fitness e ginásios podem ser classificados em:

1. Pessoas que procuram estética

O seu principal objetivo é adequar o seu físico ao ideal de beleza atual. Vão ao ginásio com a intenção de melhorar a sua estética.

As idades mais representativas deste tipo clientes vão, normalmente, desde os 15 aos 45 anos. Costumam ter uma aptidão física ou desejam consegui-la e um corpo com boas proporções que querem manter ou melhorar. Também são frequentes pessoas com leve excesso de peso ou que aumentaram o mesmo recentemente.

O comportamento dos clientes que respondem a critérios estéticos costuma ser de dois tipos:

  • Os que treinam intensamente e de forma responsável e
  • Os que não treinam como seria necessário, mas que desejam mudanças físicas inalcançáveis.

Em ambos casos é recomendável avaliá-los, atendendo a parâmetros antropométricos como o índice de massa corporal, índice cintura/altura, índice cintura/ancas… periodicamente para constatar as mudanças ou a falta delas.

No caso deste tipo de clientes, deve-se estar a atento à detecção de sintomas que podem esconder problemas como a anorexia, a bulimia ou anemias e derivar para um especialista, assim como vigiar que a consecução de objetivos não inclua maus hábitos como, por exemplo, dietas desequilibradas ou substâncias que prometem mudanças técnicas sem esforço.

2.Pessoas que frequentam o ginásio por problemas de saúde

Normalmente vão ao ginásio por prescrição médica com o objetivo de melhorar a saúde, uma vez que apresentam obesidade ou excesso de peso, dores ou moléstias articulares, hipertensão, stress… Em qualquer caso, se não têm diagnóstico médio ou têm mais do que 35 anos, é recomendável que se realize um reconhecimento antes de começar com a prática desportiva.

3. Pessoas que procuram manter-se saudáveis

Convencidos da importância do exercício físico constante para ter uma vida saudável, são clientes com idades entre os 20 e os 40 anos. Normalmente estão em bom estado físico e interessam-se por receber informação sobre a alimentação ou estética.

4. Pessoas que têm necessidade constante de superação

A sua necessidade inicial poder ser tanto de saúde, como estética, mas a sua principal característica que com que constituam uma categoria específica de cliente, é uma necessidade constante de se auto-superar e de superar os demais.

Costumam ser clientes muito motivados e, contudo, é necessário ajudá-los a definir objetivos realistas, pois costumam-se definir objetivos muito elevados que, a largo prazo, provocam um estado de stress desnecessário.

5. Ex-desportistas profissionais

Pessoas que, por vários motivos, abandonaram a prática desportiva de competição. A idade mais comum deste tipo de clientes é a partir dos 30 anos.

Costumam ser clientes que querem continuar com treinos e com mesma intensidade de quando estavam em competição ativa, o que pode provocar lesões.

6. Estacionais

Por último, um tipo de clientes muito comum corresponde ao cliente estacional, com máxima presença a princípios do ano, a mediados de Setembro ou antes do Verão. Costumam ser clientes com uma alta motivação inicial derivada do estado da novidade, mas que acaba por abandonar. Sabias que apenas entre 20 e 30% dos clientes dos ginásios continuam a frequentá-lo ao fim de o ano sem abandonar a prática desportiva?

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo