5 atividades para trabalhar a Dislexia

A dislexia é uma perturbação que afeta à aprendizagem, que se deve à produção de um deterioro na capacidade em reconhecer algumas palavras. Isto acontece devido à existência de problemas para identificar os sons da fala e para compreender como os mesmos se relacionam com as letras e com as palavras. Outro problema que acompanha a dislexia é a dificuldade para abordar qualquer leitura, tendo como consequência um modo de ler normalmente um pouco mais lento e inseguro e com uma compreensão menor.

Este tipo de perturbação afeta principalmente a crianças em idade escolar, dado que durante esta idade se começam a manifestar as dificuldades para aprender o alfabeto, deletrear palavras ou classificar os sons, entre outras. No entanto, isto não significa que a dislexia não possa afetar na idade adulta. Por outro lado, é importante destacar que ter dislexia não significa que as pessoas tenham uma inteligência menor ou diferente e, apesar de não existir um tratamento específico, é possível reduzir grande parte das dificuldades que implica em atividades de estimulação cognitiva.

Normalmente, referem-se dois tipos gerais de dislexia: adquirida e evolutiva.

Adquirida: a dislexia que aparece por causa de uma lesão cerebral concreta.

Evolutiva: mais comum, sendo a que mais se relaciona com o âmbito escolar.

5 atividades para trabalhar a dislexia

Formar palavras

Consiste em pôr várias letras desordenadas num tabuleiro com o objetivo de que a criança escolha as letras por ordem e forme palavras. Deste modo, trabalhará o vocabulário, a memória de trabalho e a heminegligência.

Palavras erradas

O objetivo deste exercício é que, dentro de um grupo de palavras escritas com erros com exceção de uma, a criança identifique aquela que está bem escrita.

Esconde-Esconde de letras em palavras

Esta atividade baseia-se em encontrar palavras que contenham a letra indicada previamente. Um exercício muito útil para as pessoas com dislexia que tenham começado a discriminar letras e estejam a trabalhar a atenção seletiva.

Nome correto de uma imagem

Nesta atividade coloca-se à esquerda uma imagem de um objeto e à direita quatro palavras diferentes entre as quais só uma corresponde à imagem. Deste modo, procura-se trabalhar a discriminação.

Letras desordenadas

Num tabuleiro em que previamente se desordenaram as letras de uma palavra, o jogador terá que as ordenar. Esta atividade tem com objetivo fundamental trabalhar o vocabulário e a memória.

Podemos observar que este tipo de exercícios são atividades fáceis e eficazes para paliar ou melhorar a dislexia. Esta perturbação está presente entre um 10% e um 15% da população mundial. Um problema que se verifica principalmente na infância e que se deteta devido a que a educação se costuma basear na leitura-escritura. É neste campo onde, normalmente, as pessoas com dislexia apresentam os principais problemas.

FORMAÇÃO RELACIONADA: Curso de Dislexia e outras Dificuldades de Aprendizagem