WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Tem alguma pergunta? Contacte-me pelo whatsapp e responderei o mais breve possível.
Olá! Tem alguma pergunta?

5 Atividades imprescindíveis nos acampamentos de Verão

Sejam de aventura, desportivo, na montanha ou na praia, os acampamentos são uma experiência de muito valor para as crianças e adolescentes, constituindo uma experiência lúdica e divertida que lhes permite criar fortes vínculos de amizade que os marcam para sempre.

Sem dúvida, das melhores coisas que têm os acampamentos são as atividades e os jogos que despertam nos participantes uma grande quantidade de emoções positivas e estimulam a inclusão no grupo e a relação com os demais.

Das várias atividades que se podem realizar,  5 que consideramos que não podem faltar são:

1) Atividades para apresentar os participantes.

Em muitos casos as crianças não se conhecem, pelo que é comum que no início se façam jogos e dinâmicas de apresentação que ajudem a “quebrar o gelo”.

Uma das melhores pela sua simplicidade, pelas suas possibilidades de adaptação às diferentes idades, versatilidade nas perguntas e formas de se “cumprimentar” e dinamismo é:

CUMPRIMENTOS EM CÍRCULOS

                Organizam-se os participantes em pares (é possível que um monitor tenha de participar para completar os pares). Um de cada par põe-se à frente e o outro atrás, olhando-se entre eles, de tal forma que se formam duas rodas concêntricas.

Dá-se a ordem de girar e, ao ritmo da música, a roda exterior girará à direita e a interior à esquerda. Quando a música pare ou quando se apite, os grupos deixam de girar de maneira que cada participante tenha outro à frente. Então, o monitor pede que se cumprimentam com um abraço e perguntem à outra pessoa  o seu nome, do que é que gosta mais e do que gosta menos. Depois volta a girar e esta vez cumprimentam-se com os pés, posteriormente com os cotovelos, os ombros, etc. realizando as mesmas perguntas que fizeram antes.

2) Uma dança ou baile lúdico

Para que seja um verdadeiro sucesso entre os participantes, é necessária uma alta implicação dos monitores, os quais devem conhecer perfeitamente a letra da música e os movimentos da dança, assim como devem dançar também. Se não tem a suficiente “graça natural” para a dança, uma técnica que pode utilizar para atrair os participantes é o da exageração.

SEM PRECONCEITO

Organiza-se o grupo numa roda em que cada membro está voltado para as costas do que tem à frente. Ao sinal, todos os membros começam a cantar e a dançar andando ao ritmo da canção. Quando esta acaba o animador indica uma nova ação que devem realizar ao mesmo tempo que andam, repetindo-a até nova indicação. As ações indicadas pelo monitor podem ser, por exemplo, pôr as mãos na cabeça da pessoa que tem à frente, agarrar a sua cintura, os ombros… Quando se chega a esta fase, o monitor manda juntar as pontas dos pés com os calcanhares da pessoa que tem à frente. Logo, sem mudar de posição, indica que agarre a cintura de quem tenha em frente…

3) Uma gincana.

Trata-se daquele tipo de jogo que, seguindo o fio condutor de uma história ou tema requer que os participantes em grupos realizem diferentes provas para obter a máxima pontuação ou participar no máximo de provas e superar o resto de grupos já que também existem gincanas sem a componente competitiva.

EXEMPLO DE PROVAS PARA UMA GINCANA DE “ÁGUA”

Provas para realizar num espaço exterior onde não importe sujar-se e em que depois tenham a possibilidade de se lavar. Ganha a equipa mais suja que tenha completado todas as provas.

Boot camp ou pista americana: consiste em molhar bem, empapar e formar barro numa zona delimitada. Aí, com cordas e obstáculos (pedras, bancos, tecido…) faz-se um percurso “como os campos de treino militar”.

Encher alguidares com água: coloca-se um alguidar vazio e a prova consiste em molhar-se com copos de água que se podem encher nos alguidares cheios, para depois escorrer a roupa e encher o alguidar vazio.

No cabeleireiro: com espuma do cabelo ou creme no cabelo para fazer um penteado exótico por pares. Depois fazem uma passagem de modelos.

À procura do tesouro: num alguidar cheio de água com farinha metem-se rebuçados e devem-se apanhar dois.

Mordendo a maçã: num alguidar cheio de água coloca-se uma maçã. Com as mãos atrás deve morder pelo menos 3 vezes e comer os pedaços.

Pergunta ovo: vai-se fazendo perguntas ao grupo (um número determinado para cada equipa) e quando não acertam parte-se um ovo na cabeça.

4) Um jogo que dure todo o acampamento.

Conheces o JOGO DA PINÇA? Existem muitas versões deste jogo que consiste em ir passando a pinça com uma indicação. Para o efeito, um, dois ou três participantes começam por transportar a pinça nalgum lugar da parte dianteira e superior da sua roupa para que a pinça esteja visível.

Normalmente, a forma de passar a pinça é fazer uma pergunta (dissimuladamente) e se a pessoa sem pinça pronuncia as palavras “Sim, se” (condicional) ou “Não”, nalgum momento durante a resposta da pergunta, será a nova transportadora da pinça. O jogador que passa a pinça tem de dizer alto: “Passo-te a pinça”.

O participante que tenha a pinça à hora de jantar deve realizar uma prova.

5) Uma atividade relacionada com o meio ambiente

Uma vez que é normal que os acampamentos se façam em contacto com a natureza, é normal também que os monitores aproveitem a realização de atividades divertidas que, além do mais, sejam sensibilizadoras da importância de respeitar e de cuidar o meio ambiente.

As atividades típicas são os trabalhos manuais com material reciclado e as excursões e atividades de trekking. Propomos uma atividade que permite unir as excursões com a realização de trabalhos manuais:

NENDO DANGO

Nendo Dango é a tradução de “bolinha de argila” em japonês.

A atividade consiste em fazer bolas de argila misturadas com sementes, algum tipo de substrato vegetal como a palha, um repelente natural como a pimenta e um retentor de água.

O objetivo é utilizá-las para reflorestar com plantas autóctones as zonas escolhidas. As bolinhas não se devem plantar. Depois de secas, é suficiente lançá-las, uma vez que a argila e o retentor de água as hidratam e a natureza fará o resto.

Conheces alguma atividade ou jogo de acampamentos que queiras partilhar com a nossa comunidade?

También puede interesarte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu

Compartir esto con un amigo