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10 chaves para ter êxito comercial nas redes sociais

Em 2020, contabilizaram-se mais 7 milhões de utilizadores ativos de redes sociais, número este com tendência a crescer. Incrível, certo?

Podemos definir as Redes Sociais como sitemas de comunicação estruturados nos quais as pessoas estabelecem e/ou  mantêm relações virtualmente. Nelas é possível intercambiar, produzir e receber conhecimentos, informações, serviços ou bens.

As redes sociais são o canal perfeito para estabelecer e conservar uma relação de qualidade com o teu público. Oferecem a possibilidade de segmentar audiências, fidelizar e aumentar a visibilidade de campanhas ou promoções. Também permitem obter informação útil sobre os interesses ou necessidades dos utilizadores para a quais podemos propor soluções. Mas, achas que estás a tirar o máximo partido às tuas redes sociais? Não sabes como gerir o perfil da tua marca, mesmo que esta seja a tua marca pessoal?

O objetivo das empresas, e também de cada vez mais pessoas a título individual com objetivos profissionais, é ter uma boa presença em redes que lhes permita otimizar os benefícios que estas plataformas proporcionam se se utilizam como ponte para o êxito. Para o efeito, propomos 10 pontos chave que vão fazer com que o seu negócio seja irresistível nas redes sociais.

Cria e cuida o teu branding

Podemos afirmar que a palavra branding existe praticamente desde que o mundo é mundo. A palavra brandr, em dialeto nórdico, significa marcar com fogo. Estas marcas foram utilizadas ao longo da História. Desde armas pré-históricas, passando por gado, cerâmicas ou joias, até que a revolução industrial obrigou definitivamente a distinguir a propriedade dos produtos fabricados em massa.

Tendemos a pensar que marca e branding significam o mesmo. O branding é o conjunto de ações que criam no público umas ideias ou preocupações com as a que se relaciona a marca. O ideal é dar a conhecer os valores com os quais identifiques a tua empresa desde um princípio, estes são os que vão fazer com que o teu cliente escolha o produto ou serviço que ofereces. Para o efeito é necessário cuidar os elementos de identidade da marca, a imagem, posicionamento, personalidade, valo, a comunicação, coerência e experiências.

Define objetivos e presta atenção aos conteúdos

O marketing de conteúdos é fundamental para fomentar confiança e credibilidade naquilo que ofereces. É imprescindível analisar o nosso contexto e audiência para fixar objetivos a curto, médio e longo prazo e as estratégias que vais utilizar para os alcançar.

Quando arrancares, deves ter atenção à forma como te queres comunicar com o teu público. Concentra-te naquilo que queres transmitir, como vai ajudar os utilizadores e até onde queres chegar. Tem sempre presente que o conteúdo é o rei e as redes sociais são o seu reino.

Sempre se disse que uma imagem vale mais do que mil palavras e, se havia dúvidas a respeito, o estudo de Wyzowl demonstrou que o Ser Humano recorda 80% daquilo que vê e apenas 20% daquilo que lê. Criar conteúdo visual atrativo aumenta consideravelmente as nossas possibilidades de atrair, gerar interações, que partilhem o nosso conteúdo e, obviamente, de vender ou de conseguir uma oportunidade de negócios ou um novo projeto profissional. Funcionam muito bem as infografias, que num golpe de vista transmitem mensagens muito potentes, e o storytelling em carrossel de várias imagens.

Respeita e vigia os teus concorrentes

A análise da concorrência nas redes sociais é quase tão importante como a análise do teu público. O que fazem e como o fazem os outros é informação essencial para determinar objetivos e estratégias. Deves prestar atenção aos seus erros e acertos, escolher os pontos de diferenciação e, claro, ter uma visão global do setor.

Para identificar os perfis dos teus concorrentes podes utilizar pesquisas no Google para depois analisar os seus perfis com ferramentas como Metricool  , Quicksprout , SproudSocial  ou Quintly . Obterás dados muito úteis para a tua análise SWOT, que deves utilizar como ponto de partida para o sucesso da tua distinção.

Adapta-te às mudanças

O mundo inteiro deu uma volta 180° e, quando as coisas que se põe de pernas para o ar não depende diretamente de ti, resta apenas procurar soluções. As transformações são uma constante na sociedade em que vivemos. Quem ia imaginar, não há mais de 20 anos, que alguém com um telemóvel ou, melhor, com uma extensão da sua pessoa que lhe permite estar conectado 24h/dia ia ser algo tão banal.

O êxito em redes sociais só se pode alcançar reinventando-se conatamente. As redes sociais são fiéis ao lema ““renovar-se ou morrer”.  Os próprios algoritmos e a forma de consumir informação dos utilizadores são variáveis constantes que não podes controlar, mas podes adaptar-te a elas. “Ouve” a tua audiência e tenta oferecer aquilo que procura.

Utiliza oxitobrand

Este conceito, desenvolvido por Marcelo Ghio, refere-se a marcas “que se focalizam em valores humanos transcendentes e que mantêm a experiência mais além do tempo e das condições em que se desenvolve a sua atividade”, nas palavras do autor argentino. Consiste em relacionar as emoções e a humanização da marca para fortalecer o vínculo empresa-cliente.

O ideal é que seja a empresa a escolher as propostas de valor com as que se quer identificar e comunica-as apelando às emoções terão muito mais sucesso. Sempre devemos recordar que a marca é uma construção que acompanha a promessa de valor e se deve sustentar com factos.

As marcas não criam o seu prestígio por si mesmas, é o olhar do cliente que lhe outorga legitimidade. Por isso, a comunição faz parte de todas as ações que uma empresa realiza e deve ser especialmente cuidada se queremos utilizar este recurso. As redes sociais sao um canal próximo e acessível para partilhar estas sensações ou emoções ao nosso público.

Cuida a estética e harmonia do teu perfil

Dentro do amplo leque de sensações a transmitir no teu perfil de redes sociais, deves ter a harmonia como premissa fundamental. Uma conta com informação caótica e de má qualidade que fará que a audiência abandone a tua página. Saber o que transmitir e como o fazer da forma correta é imprescindível para estabelecer uma comunicação satisfatória com o teu público.

Ampliar conhecimentos em desenho gráfico, desenho de marca e imagem digital e familiarizar-te com a utilização de ferramentas como Photoshop ou Canva otimizará a tua presença em redes e tornará as mesmas muito mais atrativas para a tua audiência.

Constrói uma comunidad

As pessoas confiamos cada vez mais em pessoas e menos nos logotipos. O Word of Mouth ou “boca a boca” é uma técnica quase ancestral em marketing que adaptada ao contexto 2.0 é ainda mais efetiva. Diferentes relatórios afirmam que cerca de 92% das pessoas têm mais confiança em recomendações de familiares ou amigos que sobre qualquer outra forma de publicidade.

Estas amplificações de publicidade, aquela à qual se atribuem até um terço das vendas totais, são fruto das experiências, opiniões, satisfação e recomendações dos clientes. As redes sociais são a ferramenta perfeita para as fomentar e cuidar. Impactará muito positivamente que os teus followers se sintam ouvidos e apreciados, perguntar-lhes e demonstrar-lhes que são tidos em conta. Além do mais, a criação de uma comunidade associada ao próprio perfil promove que os utilizadores compartam ideias ou sugestão nos seus perfis ou interagem no na marca.Proporciona soluções e pede desculpa se te enganas

Tal como os conteúdos das redes têm o poder de se expandir como um vírus de um momento para outro, também podem provocar situações de crise. Sempre pode ter imprevistos, mas convém identificar possíveis riscos e preparar soluções perante insatisfações ou erros. É melhor dar a cara, reconhecer os falhos e pedir desculpa do que deixar a audiência descobrir o que aconteceu por terceiros.

Um comentário desafortunado, um produto ou serviço defeituoso ou uma má experiência de utilizar pode manchar todo o trabalho anterior se não abordas a crise com eficiência. As redes sociais oferecem, também, várias soluções para resolver conflitos, desde mensagens privadas ou comentário até comunicados de aclaração ou desculpa.

Dirige visitas para a tua web ou blog.

Fazer Social Media para a tua empresa não é apenas um conceito. Um dos objetivos do teu plano de marketing em redes, muito provavelmente, seja dirigir visitas à tua página web. É muito recomendável que a web inclua um blog no qual ofereças conteúdo de valor, que vá ao encontro dos interesses da tua audiência. Será mais efetivo ainda se investigas o que procuram, assim terão mais probabilidade de te encontrar ou de ficar a ler o que queres contar.

As redes sociais e Google oferecem ferramentas de pagamento que podes utilizar para compensar o teu mau posicionamento orgânico. Estas ferramentas servem de pequeno empurrão, mas deves acompanhá-las de boas estratégias de comunicação e desenho que tornem o teu perfil especial e chamativo.

Preocupa-te por ser mais sustentável

Qualquer pessoa pode apostar por ações conscientes com o cuidado e a proteção do meio ambiente. É possível que à primeira vista isto pareça uma tarefa complicada, mas que vai implicar esforço e que, além do mais, vai representar umas despesas elevadas.

Se partes dessas premissas, começa por pequenos gestos como reutilizar papel, usar papel reciclado ou não imprimir documentos se não são necessários. Também é uma parte da mudança reciclar os resíduos gerais, poupar energia e, se fosse possível, passar às fontes de energias renováveis. Tenta reduzir plásticos, tanto no escritório como no teu packging e procura opções mais sustentáveis, menos contaminantes e bio degradáveis.

Partilha o teu compromisso nas redes e incentiva os teus utilizadores a colaborar nas tuas iniciativas. Isto impulsionará o teu branding, melhorará a imagem da tua empresa e/ou a tua e será uma oportunidade de valor para a fidelização de clientes.

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